25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Leões-marinhos ganham destaque nos cliques de barra-velhense

Ouça a Matéria

Os cliques feitos pelo barra-velhense, Richard Montibeller, ganharam as redes ao longo da semana: quatro enormes leões-marinhos sobre a laje de Barra Velha. A visita de animais deste porte é bastante comum nesta época do ano, surgimento este que foi registrado no último dia 27, enquanto Richard fazia pesca submarina.

“Muito bom encontrar um animal desse porte dentro do seu habitat natural. Eles não parecem serem agressivos, mas não é bom arriscar muito”, brincou Richard, que fez os cliques na laje que fica cerca de 1 quilômetro da costa. A fartura alimentar do lugar favorece o surgimento dos animais, que rotineiramente frequente as pedras.

“Todo ano eles aparecem na laje de Barra Velha. É um conjunto de pedras que fica 1 quilômetro pra fica da Costa. Eles ficam, ali tem muito peixe pra eles comer. É um lugar abrigado para eles ficarem”, acrescenta o Richard, que tem a laje como rota para a prática da pesca – tanto que em 2019 acabou sendo surpreendido por um grupo enquanto pescava.

Leões-marinhos são encontrados com maior facilidade nas regiões geladas da América do Sul. Agora, são vistos por aqui por conta da busca por alimento, águas mais quentes e descanso. Eles já estiveram ameaçados de extinção, mas políticas ambientais fizeram com que sua população aumentasse. Os machos adultos podem chegar a 2,6 metros de comprimento e pesar até 350 quilos. As fêmeas podem atingir 2 metros de comprimento e pesar cerca de 144 quilos.

Em nossa região há o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Por isso, que localizar animais marinhos encalhados pode ligar para o 0800 642 3341. A ligação é gratuita e o telefone funciona diariamente das 8h às 17h30. É preciso informar o local de encalhe do animal e um ponto de referência.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você