27.3 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Nova portaria do Estado permite reabertura de praças, parque e zoológicos

Ouça a Matéria

O governador Carlos Moisés da Silva alterou o decreto a respeito do cronograma de liberações em Santa Catarina. Pela portaria 391 da Secretaria Estadual de Saúde, publicada nesta sexta-feira, 5, “ficam autorizadas as atividades em praças, parques, locais de entretenimento e zoológicos no território catarinense desde que atendam” a 34 normas de prevenção e controle. Pelo decreto original, assinado dia 1º, a liberação depende da decisão regionalizada dos prefeitos .

Em Penha, está marcada para segunda-feira pela manhã uma visita dos membros do Gabinete de Crise da Prefeitura –  especialmente a Polícia Militar, Bombeiros e técnicos das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica – no parque Beto Carrero World, para verificar todos os investimentos em medidas sanitárias que garantirão a saúde e segurança de todos. Somente após a visita, haverá um posicionamento sobre a abertura.

O secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro assina o documento e detalha todas as regras que deverão ser seguidas caso o segmento opte pela reabertura. Pela portaria, o estado observa melhora no quadro estadual “em relação à evolução da pandemia no estado, combinadas com a disponibilidade de leitos e da estrutura de saúde existentes, neste momento, e sua evolução programada para enfrentamento da COVID-19”

Tal categoria, pela publicação do primeiro dia do mês, só poderiam reabrir a partir de 5 de julho – contudo, ao longo da semana houve forte pressão do segmento e o governando acabou cedendo. Todas as deliberações serão norteadas por critérios técnicos e científicos, balizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). Assim, os prefeitos das 16 regiões de Santa Catarina terão indicadores precisos para a tomada de decisão sobre o funcionamento de serviços.

Questões como casos confirmados de coronavírus, óbitos, taxa de ocupação de leitos e taxa de transmissão serão levados em consideração para o aval regionalizado dos gestores. As diretrizes previstas na Portaria poderão ser revogadas a qualquer tempo diante da evolução da pandemia e seu impacto na rede de atenção à saúde.

O Beto Carrero, inclusive, já afirmou ter um Plano de Retomada, mas que ainda não possui uma data oficial de reabertura.  Pelo Plano, a intenção é retomar as atividades com 50% da capacidade de público, e a suspensão de alguns shows que eram realizados em ambientes fechados. No tocante às filas, o parque lançará um aplicativo chamado “Fila Virtual”, em que o visitante poderá reservar até três atrações por veze e acompanhar a evolução da sua vez pelo celular. Haverá ainda verificação da temperatura ne medidas de higienização que incluem um túnel de desinfecção, com pulverização de ozônio, escovação das ruas do parque com hipoclorito de sódio a 0,5% e peróxido de hidrogênio, e desinfecção dos brinquedos a cada volta.

 

Foto por: Beto Carrero World

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você