25 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Novo incêndio florestal em Barra Velha pode atingir área de preservação ambiental

Ouça a Matéria

Um novo incêndio assola Barra Velha desde as primeiras horas desta terça-feira, 27. Segundo a Defesa Civil, o fogo agora se inicia em uma nova área de reflorestamento e “infelizmente também em áreas já protegidas próximo ao Parque Peabiru”. Bombeiros Militares estão na área junto com representante dos proprietários da área atingida e Secretaria Municipal de Obras para tomar ações de combate e isolamento.

Segundo o Corpo de Bombeiros Militares, “estamos combatendo o incêndio florestal mas devido o vento forte o incêndio tem progredido bastante em direção a área de mata nativa. Mas no momento estamos controlando o incêndio ainda na área de reflorestamento e realizando aceiros (aberturas realizadas por maquinário pesado, parecidos com estradas e desse modo o incêndio que está de um lado não consegue se propagar para o outro)” na região, que tem peculiar vegetação.

“Este é um incêndio que os Bombeiros encontram grande dificuldade em combater, devido às características do local, considerando ser reflorestamento de pinus e o solo ter as características de turfa. A turfa se caracteriza pelo grande acúmulo de material combustível (folhas secas e galhos) que no local chegam a ter cerca de um metro de altura e até por vezes subterrâneo. Assim o combate fica prejudicado, pois os equipamentos como batedores e água não atingem o foco e desse modo o calor continua e o incêndio se alastra”, detalhou o Tenente dos Bombeiros, Douglas Tomaz Machado.

As chamas já atingem a parte da copa das árvores e os Bombeiros Militares estão utilizando principalmente a técnica de aceiros para isolar os focos, evitando assim que o incêndio se alastre, principalmente para as residências próximas. “Além do impacto ambiental, o incêndio está causando grandes transtornos à comunidade devido principalmente à fumaça”, encerrou Douglas.

No mês passado, uma área de 190 mil metros quadrados também queimou, no bairro Vila Nova.

Foto por: Bombeiros Militares

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você