25.4 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Penha terá noite de estudos e cultura sobre temática étnico-racial

Ouça a Matéria

Militantes do movimento negro em Penha promovem, no próximo dia 20 de março, a “Noite da Educação Especial e Temática Étnico-Racial de Penha”, destinada a refletir sobre questões urgentes na sociedade, como o racismo e a história dos povos negros. A ideia é abordar os assuntos com uma ótica local e regional.

O evento contará com sete palestrantes, divididos em temas rápidos de até 15 minutos cada, e também apresentação musical e roda de capoeira. A temática principal será a questão racial, mas pontos como cultura, turismo de Penha e ainda a valorização da causa dos amigos dos autistas também serão abordados. 

Para falar sobre o autismo, foi convidada a Associação de Amigos dos Autistas de Penha, a AMA; e para tratar da questão étnico-racial, outros quatro expositores se revezarão: Vanderlei ‘Vivinho’ falará sobre o Dia Internacional de Luta contra a Discriminação Racial e Preconceito (celebrado em 24 de março), Fabrício de Liz abordará “A Religião e a Questão Étnico-Racial”, e o professor Eduardo Bajara abordará “A Herança Negra de Penha”.

A noite de atividades terá ainda o tema “Reflexão sobre a Intolerância Religiosa”, com integrantes do Terreiro de Umbanda Ogum Rompe Mato, e a palestra “Etnias que Formaram Nossa Cultura” com o grão-mestre Santana, que junto com Vivinho, organizam o evento, que tem apoio do Departamento de Cultura da Prefeitura de Penha.

Além de uma roda de capoeira, a programação ainda abordará pontos turísticos de Penha, com apresentação de Cleber Neumann, da Cultura, e show das Meninas do Reggae. O local será a Câmara de Vereadores, com entrada franca e apoio da Associação Afro-Cultural Renovo. As atividades iniciam às 19h.

 

Foto por: Eló Corrêa

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você