24.3 C
Piçarras
domingo 25 de fevereiro de 2024


Prefeito de Penha deve decretar emergência após vendaval

Ouça a Matéria

O prefeito de Penha, Aquiles da Costa (MDB), deve decretar situação de emergência na cidade após o vendaval desta terça-feira, 30. Ainda nesta quarta-feira, 1º de junho, o Governo Municipal vai reunir o Grupo de Ações Coordenadas (GRAC) para avaliar por completo os danos causados pelo vendaval – que tem estimativa de ter alcançado até 120km/h.

Ontem, às 18h, houve a primeira reunião emergencial do grupo, no auditório da Secretaria de Educação, no centro da cidade. O encontro precisou ser presencial, pois boa parte da cidade estava sem energia elétrica e sem sinal de internet. Ainda há moradores solicitando à Celesc a religação da energia em vários bairros.

Na primeira reunião de ontem, Aquiles dividiu a cidade em cinco regiões para atuação do GRAC – incluindo Centro, Armação do Itapocoróy, Santa Lídia, Gravatá e demais bairros. O telefone da Secretaria de Educação – 3345.4025 – está de plantão para solicitações da comunidade, já que números de telefonia celular estão intermitentes.

Durante a madrugada, servidores de Serviços Urbanos e também da Administração, além da Defesa Civil, atuaram nos pontos mais críticos. Não há desalojados ou desabrigados, mas o trabalho de desobstrução de vias é intenso. Além de vias obstruídas por quedas de árvores, placas e postes, houve muito prejuízo em casas particulares, e a manhã desta quarta-feira já foi de limpeza na maioria delas.

No patrimônio público, também houve prejuízos. A Creche Simone Reis de Souza, da Praia Alegre, foi atingida; a Creche João Batista da Cruz, no Mariscal, sofreu danos no telhado, e a Escola Antônio Joaquim Tavares, do São Cristóvão, foi destelhada e teve boa parte do muro destruído, entre outros pontos, como a Escola Básica Municipal Horacina Soares Francisco, da Cohab, onde o vento chegou a arrancar a grama sintética da quadra. O Ginásio de Esportes Sebastião João de Souza, no centro, também sofreu avarias, segundo informou Carlos Cezar de Souza, da Fundação Municipal de Esportes (FME).

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você