24.5 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Prefeito de Penha pode decretar situação de emergência nas próximas horas

Ouça a Matéria

O prefeito de Penha, Aquiles José Schneider da Costa (MDB), afirmou no final da tarde desta quinta-feira, 6, que deve decretar estado de situação de emergência após as chuvas que alagaram dezenas de ruas na cidade. A decisão foi tomada após reunião de emergência, chamada pelo Governo de “gabinete de crise”.

Neste momento, uma equipe técnica está no gabinete recolhendo os dados para poder fazer o decreto. “Vamos trabalhar incessantemente para contornar essa situação. Estaremos de plantão durante todo momento que durar essa crise, em todos os horários”, garantiu. Segundo a Defesa Civil, choveu 107,4 milímetros nas últimas 24 horas em Penha.

Os alagamentos aconteceram em ruas de quase todos os bairros da cidade, levando a interdição de algumas vias, como a Margarida Vieira, João Justino e Alfredo Brunetti. Algumas localidades, como o “Morro do Bugre”, em Santa Lídia, estão ilhadas. Não há ainda um número preciso de famílias desalojadas, pois muitas delas encontraram abrigo em casas de amigos e parentes.

A situação tem sido monitorada pela Defesa Civil de Penha desde o começo da semana, e já na manhã de hoje o GRAC (Grupo de Ações Coordenadas) esteve vistoriando as ruas da cidade. Defesa Civil, Polícia Militar, Bombeiros e o GRASC (Grupo de Resgate e Ação de Salvamento Coordenado) participam dos trabalhos.

ATENÇÃO

O alerta da defesa civil é que os moradores fiquem atentos, pois a previsão é de voltar a chover durante a madrugada. “Ao primeiro sinal de alagamento, os moradores devem deixar suas casas”, avisa a coordenadora da defesa, Ednéia Corrêa. Os telefones para contato são o 199, 193 ou 191.

DESABRIGADOS

As famílias que precisarem de abrigo podem recorrer ao Ginásio Municipal de Esportes Sebastião João de Souza, no centro. No local haverá plantão da Defesa Civil para receber e também com a ajuda de polícia, bombeiros e GRASC ajudar a buscar moradores que precisem de transporte até o local.

 

Foto por: Juvan Neto | PMP

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você