30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Prefeitura de Balneário Piçarras pede empréstimo para obras de iluminação pública

Ouça a Matéria

Tramita na Câmara de Vereadores de Balneário Piçarras projeto de lei, de autoria da Prefeitura, em que solicita autorização legislativa para captação de novo empréstimo. Nesta linha, o Governo Municipal almeja captar R$ 2.250.000,00 para desenvolver “obras de Eficiência Energética em Iluminação Pública”.

O projeto, que já tem o parecer da Comissão Parlamentar favorável à sua aprovação, foi lido na sessão do dia 3. A expectativa era de que a proposta fosse em primeira votação na sessão da última terça-feira, 10, mas acabou sendo protelada em função de os vereadores Antônio Pera (MDB) e Gercino Medeiros (PP) pedirem mais tempo para estudos. Na sessão desta terça-feira, 10, Gercino tem protocolado um requerimento em que pede informações mais detalhadas sobre o projeto.

Por meio de nota, a Prefeitura de Balneário Piçarras afirmou que está desenvolvendo projeto para a substituição de lâmpadas da iluminação pública na Avenida Temístocles de Macedo, popular Beira Mar, e que o empréstimo será usado para este fim. “O novo equipamento promete reduzir em torno de 20% o consumo de energia elétrica”, afirma a nota.

O custo inicial é estimado em R$ 2.245.834,39. Para o prefeito Leonel Marins, o projeto apresentado é economicamente viável. “Estaremos adquirindo novos equipamentos em LED, junto a reforma elétrica total da área, com um custo de execução próximo à economia que faremos”, frisa.

Serão 598 luminárias substituídas com nova rede subterrânea de distribuição de energia elétrica, troca de postes danificados, transformadores e hastes. Todo o projeto de engenharia elétrica foi elaborado pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI).

A execução está prevista para seis meses após a assinatura da ordem de serviço. “Os materiais que serão substituídos da beira-mar serão reutilizados em outras vias do município, nos trabalhos de ampliação de rede de iluminação pública”, encerrou o Governo, em nota.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você