28.4 C
Piçarras
sexta-feira 1 de março de 2024


Primeiro pinguim-de-Magalhães da temporada é resgatado em Itajaí

Ouça a Matéria

Olho no mar. A equipe do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), Unidade de Penha, resgatou o primeiro pinguim-de-Magalhães (Spheniscus magellanicus) da temporada. Ele foi encontrado no domingo (3), na praia de Cabeçudas, em Itajaí.

O resgate foi realizado pela equipe do Projeto. “A ave apresentou boa condição corpórea e integridade física, mas está magra e debilitada. O pinguim foi encaminhado para a Unidade de Estabilização de Animais Marinhos, em Penha, onde iniciará um processo de reabilitação”, detalhou a equipe do programa.

Os pinguins vivos resgatados pelo PMP-BS passam por reabilitação e são reintegrados à natureza quando recebem “alta” da equipe veterinária. Muitas vezes, o encalhe desses animais na praia se dá pelo cansaço da viagem ou porque se perdem do grupo nas correntes marítimas. É nesse momento em enfrentam dificuldades para se alimentar.

“É importante lembrar que os pinguins são animais silvestres e não estão acostumados com interação humana”, reforça a equipe técnica do PMP-BS. Sempre que avistar tartarugas, aves ou mamíferos marinhos nas praias, lembre-se de acionar o PMP-BS pelo telefone 0800 642 3341. A ligação é gratuita e funciona diariamente das 8h às 17h30min

Nesta época do ano, os pinguins partem de colônias reprodutivas na Argentina, Ilhas Malvinas e Chile rumo ao litoral brasileiro em busca de alimento e de águas mais quentes. Os grupos são formados principalmente por indivíduos juvenis, que se aventuram na primeira migração. O movimento migratório da espécie é influenciado pela corrente das Malvinas (Falklands). Essa corrente possui uma força de água fria que atinge a plataforma continental brasileira. As migrações são anuais e sazonais, ocorrendo entre maio e setembro.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você