25.4 C
Piçarras
sábado 24 de fevereiro de 2024


Reurbanização da Getúlio Vargas começa na próxima segunda-feira, 27

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Balneário Piçarras anunciou que na próxima segunda-feira, 27, se iniciam as obras de reurbanização da Avenida Getúlio Vargas. Os trabalhos partem do pórtico de entrada da cidade, resultando – inicialmente – na interrupção do trânsito no trecho até a ponte do Rio Piçarras pelo período de dois meses. O acesso à cidade será pela rua Rua Lealdina Gonçalves, com o trânsito sobre a ponte livre.

Ao todo, serão 13.161,20 m² reurbanizados, o que contempla toda a extensão da via, “com um novo sistema de drenagem pluvial, implantação de calçadas padrão, nova pavimentação asfáltica, sinalização, ciclovia, travessias elevadas, pontos de ônibus padronizados, mobiliário urbano, novo projeto de iluminação pública e um projeto de arborização com ipês, jacarandás, jasmins e lírios”, informou o Governo, em nota.

A obra será desenvolvida em três etapas. Após finalizar o primeiro trecho, a empresa responsável pela execução inicia o trecho entre a ponte e a Avenida Emanoel Pinto. Em seguida, realiza da Emanoel Pinto até a praia. Em todos haverá a necessidade de interdição do trânsito. A obra tem período de execução em até nove meses.

“A obra será executada por trechos e sempre com uma logística definida para auxiliar moradores e comércios do local, criando soluções viáveis para a mobilidade necessária no período e favorecendo o trânsito em vias alternativas”, explicou a secretária de Planejamento e Desenvolvimento Econômico Sustentável, Deisy Cristine da Silva Martins.

A obra tem um custo total de R$ 4.293.953,29, com recursos captados via financiamento com o Banco Regional do Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). No financiamento com o BRDE, outras obras também estão envolvidas, como a ampliação da Avenida José Temístocles de Macedo e a Ponte Quinca-Ludo. O contrato com o órgão foi assinado no início do ano, possibilitando o início dos processos licitatórios.

“Desde 2017 nós articulamos várias possibilidades de captação de recursos que viabilizassem a execução dessas obras. Tivemos muitas negativas, mas o BRDE nos abriu as portas, com uma proposta competitiva, analisando nossos projetos minuciosamente e nos dando a liberação dos recursos neste ano para a execução das obras”, explicou o prefeito Leonel Martins, que está com sua agenda alterada por conta das ações de combate ao Covid-19.

O vice-prefeito, Flávio Tironi, que vem acompanhando as reuniões de planejamento para o início das obras, pede o apoio da população neste momento. “A obra irá gerar transtornos e o fechamento parcial, ou por vezes, total da via, entretanto, todo esse processo faz parte para a criação de uma nova Avenida Getúlio Vargas, condizente com a nova realidade do nosso município. Solicitamos, gentilmente, a compreensão de todos”, enfatizou.

O município afirma que será feito um esforço maior para que os trabalhos estejam concluídos até a próxima temporada de verão. “A obra pronta chamará a atenção de todos que passam à nossa porta pelas vias da BR-101. É a Avenida Getúlio Vargas que dá as boas-vindas para quem chega à Balneário Piçarras”, exaltou o vice-prefeito, finalizando que “foi planejada uma via mais alegre, contemporânea e que valorize a mobilidade urbana em meios mais sustentáveis”. 

A empresa executora da obra, CR Artefatos de Cimento LTDA, também terá que cumprir com 

Foto por: Felipe Franco

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você