30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Vereadores pedem que Governo do Estado libere reabertura do Beto Carrero

Ouça a Matéria

A Câmara de Vereadores de Penha aprovou, na sessão ordinária de segunda-feira, 25, o envio de moção de apelo ao governador do Estado, Carlos Moisés (PSL), para que autorize a reabertura do parque Beto Carrero World, durante o enfrentamento da pandemia de Covid-19. A moção tem como base um ofício enviado por entidades ligadas à classe empresarial diante dos prejuízos gerados à economia local – que tem sua essência no turismo.

O vereador Jesuel Capela (PSDB) encabeça a moção, que tem o apoio direto dos parlamentares Everaldo Dal Posso (PL), Isac da Costa (PL), Joaquim Antônio da Costa Júnior (PP), Maurício Brockveld (MDB), Regiane Aparecida Severino (MDB) e Silas Antonietti (PSD). Eles, apesar de considerarem os riscos à saúde, pontuam ser necessário a reabertura progressiva do principal atrativo da cidade para os impactos à sociedade local não sejam ainda mais agressivos.

“A ocorrência acontece onde a prevenção falha […] É um apelo dos bares, restaurantes e pousadas da cidade que também precisam sobreviver. Muita gente já está desempregada e pousadas estão decretando falência”, defendeu Jesuel Capela. Silas, Joaquim, Antônio Alfredo Cordeiro Filho (MDB), Everaldo e Isac discursaram e deram sustentação à moção, que agora será remetida ao Governo do Estado.

Maurício da Costa (MDB) não assinou a moção, apesar de votar favorável. Veio dele, o discurso mais comedido quanto o pedido de reabertura. Ele fez uma analogia entre os riscos à saúde e também à economia, pontuando que ambos podem levar ao fim. “Eu acho que o turismo é muito importante para o nosso município, mas, nesse momento de pandemia tem pensar bem sobre o que vamos fazer. A decisão ficará a cargo do governador, mas aqui na região, Itajaí e Balneário Camboriú já não tem mais lugar nas UTI’s”, disse.

Na moção, os vereadores detalhem que o pedido inicial parte da Associação Comercial e Empresarial de Penha (ACIPEN), onde subscreveram a Câmara de Dirigentes Lojistas de Penha (CDL) e a Associação de Hotéis, Restaurantes e Lazer de Penha (AHOREPE).  “Solicitar atenção especial aos municípios pequenos que tem como principal arrecadação o Turismo, e como no caso de nossa cidade de Penha, que tem como principal movimentador do comércio local o Parque Beto Carrero World”, argumentam os vereadores no documento

O corpo parlamentar afirma que “serão realizadas adequações para realizar o atendimento nas áreas do Turismo. Sem mais, nos colocamos à disposição no que julgar necessário, inclusive para buscar novas e melhores alterativas para garantir a sobrevivência do setor turístico, tão importante para nossa cidade e Estado”. O alto número de falência e demissões, com consequente queda na arrecadação municipal, também subsidiam a moção.

Beto Carrero tem Plano de Retomada

Em reportagem da NSC, assinada pela jornalista Dagmara Spautz e publicada dia 22, o Beto Carrero afirmou ter um Plano de Retomada, mas que ainda não possui uma data oficial de reabertura.  Pelo Plano, a intenção é retomar as atividades com 50% da capacidade de público, e a suspensão de alguns shows que eram realizados em ambientes fechados.

No tocante às filas, o parque lançará um aplicativo chamado “Fila Virtual”, em que o visitante poderá reservar até três atrações por veze e acompanhar a evolução da sua vez pelo celular.

Haverá ainda verificação da temperatura ne medidas de higienização que “incluem um túnel de desinfecção, com pulverização de ozônio, escovação das ruas do parque com hipoclorito de sódio a 0,5% e peróxido de hidrogênio, e desinfecção dos brinquedos a cada volta”, pontua a reportagem assinada por Dagmara.

Foto por: BCW

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você