25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Baleia é encontrada morta na praia do Tabuleiro, em Barra Velha

Ouça a Matéria

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) registrou na manhã desta quarta-feira, 28, o segundo encalhe de baleia-jubarte no trecho de praias monitorado diariamente pela Univali – Unidade Penha (Barra Velha à Governador Celso Ramos). A ocorrência foi na Praia do Tabuleiro, em Barra Velha, onde um macho juvenil, com cerca de 8 metros de comprimento total, foi localizado.

A equipe técnica esteve no local para registrar o encalhe e coletar as informações possíveis sobre o animal. “O estágio avançado de decomposição da carcaça impediu a realização do exame de necropsia para identificação da causa de morte e de condição de saúde. A baleia, que estava na área de arrebentação, voltou a derivar com a movimentação da maré”, informou o PMP-BS, em nota.

Só neste ano, o PMP-BS registrou 18 jubartes encalhadas nas praias do litoral de Santa Catarina, todas sem vida. Grande parte dos indivíduos apresentaram marcas de interação com redes de pesca. Na região atendida pela Unidade de Penha, foram dois encalhes. O primeiro foi dia de julho, em Itapema.

ATENÇÃO

O PMP-BS reforça que “as baleias são mamíferos pulmonados, ou seja, precisam retornar à superfície da água para respirar. O emalhe acidental em petrechos pesqueiros impossibilita esse retorno, podendo levar à morte por exaustão, insuficiência respiratória ou asfixia”.

Além das redes de pesca, “é importante lembrar dos riscos da aproximação de embarcações. As normas ambientais exigem distanciamento de no mínimo 100 metros do animal. Embarcações motorizadas devem permanecer com o motor em neutro ou desligado. A aproximação indevida pode ocasionar em acidentes graves. Perseguir animais silvestres, principalmente em rota migratória, é considerado crime ambiental”.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você