25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Balneário Piçarras terá o maior trecho de Bandeira Azul do Brasil

Ouça a Matéria

O corpo técnico do programa Bandeira Azul confirmou na tarde desta sexta-feira, 1º de outubro, que a praia de Balneário Piçarras conquistou – pela quarta temporada consecutiva – a certificação internacional. Para a temporada 2021/2022, a novidade é ampliação do trecho certificado pela Bandeira Azul em mais de 1,7 quilômetro, passando para uma extensão total de 3,3 quilômetros. Esse é o maior trecho de Bandeira Azul no Brasil.

O júri internacional observou que a municipalidade atendeu todos os requisitos da solicitação de ampliação do trecho. Agora, o Bandeira Azul será hasteada e terá ações específicas no trecho entre a descida da Avenida Getúlio Vargas e a Rua 3.750 (Canto do Sol). O hasteamento deverá ser agendado com a coordenação nacional do Programa para uma data entre os dias 1º de novembro a 15 de dezembro.

“Vimos através desta, comunicar o resultado da avaliação final do Júri Internacional do Programa Bandeira Azul para a temporada 2021/2022. O Júri Nacional e o Júri Internacional parabenizam a equipe gestora da Praia de Piçarras pelos esforços dedicados ao cumprimento dos critérios Bandeira Azul. Desta forma, comunicam seu parecer favorável à concessão da Bandeira Azul para a temporada 2021/2022”, cita o comunicado assinado pela coordenadora nacional do Bandeira Azul, Lenara Bernadi.

O secretário de Turismo da cidade, Lávio Dalfovo, disse que esta é uma conquista “maravilhosa. A garantia de uma praia com balneabilidade e preservada. Uma ferramenta de marketing reconhecida mundialmente. Ademais, o fato de ser a maior do Brasil é um destaque enorme”. Ele enaltece ainda que o trecho certificado “está 100% em área urbana, enquanto a maioria das demais são em região agreste”.

Para se qualificar para o Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Balneário Piçarras ingressou pela primeira vez na temporada 2018/19, renovando em 19/20 e 20/21.

O principal objetivo do Programa é elevar o grau de participação e, consequentemente, de conscientização da sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger os ambientes marinho/costeiro, incentivando a realização de ações que conduzam à resolução dos problemas existentes na busca da qualidade e proteção ambiental.

O programa uma iniciativa da Foundation for Environmental Education (FEE) que conta hoje com apoio de diversas instituições internacionais. No total, de um universo de 4.385 praias certificadas no mundo, dezoito estão no Brasil.

Foto por: FELIPE FRANCO, JORNAL DO COMÉRCIO

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você