25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


Barra Velha oficializa fase piloto do Programa Bandeira Azul

Ouça a Matéria

Barra Velha oficializou nesta segunda-feira, 6, o início da fase piloto do Programa Bandeira Azul para a Praia do Cerro, em Itajuba. O Governo Municipal tem agora prazo de dois anos para idealizar as ações necessárias – estruturais e de preservação ambiental – para conseguir hastear a bandeira. A ideia é obter a certificação já para a Temporada 2022/2023.

A fase piloto foi autorizada após o município comprovar que as águas da Praia do Cerro possuem os parâmetros sanitários exigidos – após meses de testes de balneabilidade realizados pelo Laboratório da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Agora, mais 31 critérios deverão ser cumpridos para que a cidade seja avalizada por um criterioso júri internacional.

“Sabemos da importância desse projeto para o desenvolvimento da nossa cidade e hoje a praia do Cerro em Itajuba tem 100% de balneabilidade em sua água comprovada. Agora é planejar e fazermos as adequações para recebermos oficialmente a bandeira na próxima temporada”, o Governo Municipal, em nota oficial.

Em março, a Prefeitura de Barra Velha deu início aos estudos técnicos para a implantação do Programa Bandeira Azul.  “É uma certificação internacional que colocará Barra Velha num patamar diferenciado das demais cidades. Nosso município ganhará com a visibilidade a nível internacional, atraindo novos visitantes e, na conscientização ambiental aos usuários de praia”, frisou o prefeito, Douglas Elias da Costa (PL).

Segundo o Governo, a Praia do Cerro foi justamente escolhida por possuir ecossistema adequado aos objetivos do programa e histórico de gestão ambiental favorável. O presidente da Fundação de Turismo, Pierre Costa, explica que a ideia é de criar uma experiência sustentável em toda a cidade, ampliando o turismo local.

“Buscaremos a certificação para a Praia do Cerro, mas queremos que toda a cidade fortaleça a experiência Bandeira Azul, criando um ambiente favorável ao turista e ao investidor, resultando diretamente em emprego e renda para nossa população”, detalhou. O Programa Bandeira Azul é uma certificação ecológica, concedida voluntariamente a praias em todo o mundo que cumprem rígidos requisitos de balneabilidade, gestão ambiental e segurança.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você