30 C
Piçarras
domingo 3 de março de 2024


Barra Velha suspende aulas presenciais e acesso às praias até dia 15

Ouça a Matéria

Até o próximo dia 15, uma série de novas medidas restritivas para o combate à Covid-19 estão em validade, em Barra Velha. O decreto municipal 1501/2021, assinado dia 26 de fevereiro pelo prefeito Douglas Elias da Costa (PL) começou a ter validade no primeiro minuto desta segunda-feira, 1º de março – incluindo a suspensão das aulas presenciais na rede municipal e a proibição de permanência nas praias.

As aulas na rede municipal terão continuidade, pelas próximas duas semanas, através do modo on-line. Já as escolas da rede particular poderão funcionar no modo presencial, limitadas a 50% da capacidade e seguindo todas as regras de proteção estipuladas pelos protocolos sanitários da Secretaria de Saúde.

Além da proibição de permanência nas praias, o decreto municipal restringe o acesso a rios e pontos turísticos. “Fica proibido o acesso, trânsito e permanência de pessoas em todas as praias, faixa de areia, restinga, calçadões, praças, rios e pontos turísticos”, cita o texto do documento, impedindo também a atuação dos comerciantes ambulantes.

Com relação ao comércio (bares, restaurantes, lanchonetes, cafeterias, confeitarias, conveniências, casa de chá, adegas, foodpark e demais atividades correlatas) o horário de atuação fica limitada das 6h às 22h. O acesso de pessoas é limitado 25% da capacidade. Os serviços de delivery estão impedidos de acontecerem entre meia noite e 6h.

Os estabelecimentos comerciais em geral têm a mesma limitação de horário e limitação de ocupação – incluindo a proibição da prova de roupas, sapatos, bijuterias e acessórios. Com relação ao funcionamento do próximo final de semana, o regramento seguirá o Decreto Estadual 1.172, expedido pelo governador na sexta-feira, 26.

Em outro decreto municipal, o 1502/2021, Douglas estipulo novo horário de funcionamento da Prefeitura: das 13h às 19h. A Secretaria de Educação atende das 7h às 13h. “Devido a pandemia tivemos de mudar nossa maneira de atendimento e desmarcar muitas agendas, pois desde o início do ano tenho ficado trancado no gabinete fazendo trabalho de atendimento, organização, administrativo, financeiros e técnicos. A partir de amanhã (1º de março) a Prefeitura trabalhará na parte de atendimento somente na parte da tarde e na parte da manhã resolveremos outros muitos problemas da cidade. Peço a compreensão e nossas desculpas a todos”, postou o prefeito.

Foto por: Divulgação PMBV

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você