24.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Chef piçarrense ensina receita simples e saborosa para ceia de Natal

Ouça a Matéria

Que tal preparar uma ceia natalina acessível e ao mesmo tempo extremamente saborosa? O chef de cozinha piçarrense, Ewald Tomazoni, tem a receita perfeita: bruschettas, lombo de porco com vinagrete de manga e um colorido arroz à grega. A combinação criada pelo nativo mestre dos sabores serve quatro pessoas.

“Como em qualquer receita, a seleção de bons ingredientes – especialmente legumes e temperos – vai garantir que os sabores ganhem maior conotação. Além, é claro, de todo carinho no momento do preparo”, definiu Ewald. Para as bruschettas, pão francês, tomates, azeite de oliva, alho, orégano, manjericão e sal a gosto serão necessários.

“De preferência pão adormecido claro e tomates bem maduros. É uma receita tradicional da Itália e que vai muito bem como uma saborosa entrada, combinando com o prato principal”, detalhou o chef. A produção das bruschettas é extremamente fácil e devem ser saboreadas ainda quentes.

Para o lombo de porco com vinagrete de manga, o leque de ingredientes é mais extenso e o preparo requer um pouco mais de cuidado e atenção. “Mas, facilmente desenvolvida por qualquer pessoa que aprecie brincar na cozinha”, descontrai Ewald. Dois quilos de lombo de porco precisarão ser temperados em uma mistura de limão, azeite de oliva, sal e pimenta.

“Comece processando o suco de limão com o azeite, alho, sal e pimenta até formar uma pasta. Faça alguns furos na carne, passe a pasta e deixe na geladeira de um dia para o outro”, complementa ele. Para o vinagrete de manga, cebola roxa em cubos, limão, manga e tomates se unem – temperados a gosto.            

Por fim, o colorido arroz à grega se forma como de costume – seguindo apenas o cozimento separado dos ingredientes. Arroz, alho, cebola, pimentão, cenoura, ervilha, azeitona, passas e salsinha dão o sabor do prato. “Arroz parboilizado é mais fácil para a receita e a salsinha darão ainda mais cor e sabor”, finaliza Ewald.

BRUSCHETTA TRADICIONAL                                    

– Pão francês (4 fatias)

– Tomates (2)

– Azeite oliva (meia xícara)

– Alho (1 dente)

– Orégano (1 colher sopa)

– Manjericão  (4 folhas)

– Sal a gosto

Modo de preparo: Corte os tomates em cubos e amasse os dentes de alho. Na tigela, junte o azeite misturando bem. Acrescente o manjericão, orégano e o sal e mexa bem. Em seguida leve para assar as fatias de pão. Coloque por cima de cada fatia um pouco da mistura. Sirva quente.

 

LOMBO DE PORCO COM VINAGRETE DE MANGA                                          

– Suco de limão (3 unidades)

– Azeite (2 colheres sopa)

– Alho (5 dentes)

– Sal e pimenta a gosto

– Lombo de porco (2 kg)

*PARA O VINAGRETE

– Cebola roxa (1 unidade)

– Suco de limão  (1 unidade)

– Manga (2 unidades)

– Tomates (2 unidades)

– Salsa picada (meia xícara)

– Azeite oliva (1 colher de sopa)

– Sal a gosto

Modo de preparo do Lombo: Comece processando o suco de limão com o azeite, alho, sal e pimenta até formar uma pasta. Faça alguns furos na carne, passe a pasta e deixe na geladeira de um dia para o outro. No forno pré-aquecido durante 1 hora, coloque o lombo no papel alumínio e asse por 2 horas a 180°. Vá adicionando água para a carne não secar. Depois retire o papel e deixe dourar, bem virando os lados                                 

Modo de preparo do vinagrete: Cebola roxa em cubos e misture com o limão. Corte a manga e os tomates em cubos pequenos. Misture tudo e adicione salsa, azeite e sal a gosto. Com o lombo cortado sirva o vinagrete por cima.                      

 

ARROZ À GREGA                                           

– Arroz (1 xícara)

– Alho (2 dentes)

– Sal (1 colher)

– Azeite (4 colheres)

– Água (2 xícaras)

Cebola (1 unidade)

– Pimentão (1 unidade)

– Cenoura (1 unidade)

– Ervilha (a gosto)

– Azeitona (a gosto)

– Passas (meia xícara)    

– Salsinha (a gosto)

Modo de preparo: Em fogo médio refogue o alho picado com o azeite e arroz, por 3 minutos. Junte o sal e água. Deixe cozinhar até ponto. Em outra panela refogue a cebola, pimentão e cenoura todos bem picados com um pouco de azeite. Depois de macios junte a ervilha, azeitona e refogue mais um pouco. Solte o arroz com um garfo e misture tudo. Salsinha para dar cor e sabor.                                               

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você