24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Ecopontos terão monitoramento para prevenção de vandalismo

Ouça a Matéria

O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) anunciou que vai implantar, a partir do próximo mês, câmeras de monitoramento nas regiões próximas aos containers do programa Recicla Aí, chamados de Ecopontos. A decisão foi tomada após recentes atos de vandalismos e despejo irregular de entulhos em alguns dos Ecopontos.

“Essa medida foi adotada para melhorar o serviço dos Ecopontos para a população, ajudando a monitorar os locais pela fiscalização. Com isso, buscamos manter os locais dos Ecopontos em bom estado de conservação e garantir sua utilização correta, o que contribui para o bem-estar da população que mora na vizinhança desses locais”, disse a presidente do IMP, Rosemari Bona.

O Ecoponto, localizado na Avenida Nereu Ramos (entre as ruas 3750 e 3850), recentemente precisou ser removido devido aos problemas apresentados para manutenção. “Nesse local, os resíduos frequentemente eram depositados de maneira inadequada do lado de fora do Ecoponto e grande quantidade de resíduos não recicláveis eram descartados de maneira irregular. Foram registrados também alguns furtos de contentores mantidos dentro do Ecoponto para depósito de resíduo reciclável”, explicou a presidente do IMP.

O monitoramento por câmeras será acessado mediante a instalação de um aplicativo no celular, também será aproveitado para informar a população sobre o itinerário do caminhão da coleta seletiva. “Qualquer morador poderá baixar o aplicativo e o sistema é fácil e simples de ser utilizado. Com certeza, isso irá evitar prejuízos com a prática de vandalismo sem contar na economia de tempo e no alcance das informações úteis à população piçarrense”, explicou Rubem Henrique CEO da Urbanii.

 ECOPONTOS

O foco dos EcoPontos é sensibilizar a população sobre a importância da separação correta do lixo. Além disso, eles inibem que a população abandone os materiais em ruas, calçadas e terrenos baldios e ainda que seu descarte final seja em lixões ou aterros sanitários, situações que podem acarretar em danos ambientais e à qualidade de vida da população. Todo material dos Ecopontos é recolhido por uma Cooperativa.

O Programa Recicla Aí, elaborado pela Fundema de Balneário Piçarras, foi contemplado com mais de R$ 2,7 milhões do Ministério do Meio Ambiente para a aplicação de uma série de atividades em torno da gestão sustentável de resíduos sólidos do município. O convênio foi assinado em fevereiro do ano passado (após ser aprovado em 2019), quando começou a ser executado. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.

Além de uma central de compostagem e um sistema de coleta de material orgânico, o programa tem a instalação de um total 17 Ecopontos 24h, 200 lixeiras públicas com divisão em três frações (reciclados, orgânicos e rejeitos), ampliação do serviço de Coleta Seletiva e a aquisição do novo caminhão que possibilita o recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos em compartimentos separados.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você