24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Fundação de Cultura de Balneário Piçarras prepara 1ª Mostra de Cartões Postais

Ouça a Matéria

A Fundação de Cultura de Balneário Piçarras vai dar espaço aos amantes dos postais mostrarem suas coleções e revelar um pouco de como o município divulgava seus principais pontos turísticos. A 1ª Mostra de Cartões Postais de Balneário Piçarras terá abertura no dia 1º de outubro, durante a 6ª Feira do Livro, e ficará em exposição no Centro Cultural Luiz Telles até o dia 12 de outubro.

Segundo a organizadora da exposição, a diretora de Gestão da Fundação, Danielle Heidenreich Garcia, a exposição quer revelar imagens diferentes de Balneário Piçarras. Mas não só. “Queremos tirar das gavetas as coleções, incentivar as pessoas a colecionarem ou trocarem postais e estimular as escolas a mostrarem a seus alunos a paixão de muitos brasileiros, que curtem divulgar o lugar onde se vive através dos postais”, destaca Danielle, que é colecionadora também.

Resgatado das gavetas e das coleções empoeiradas, o cartão-postal, há um ano, tem seu lugar cativo no calendário mundial. Desde 2020, o 1° de outubro é celebrado como o Dia Mundial do Postal. A data foi escolhida porque é o dia em que em foi emitido, em 1869, os primeiros postais pelos correios da Áustria.

NA INTERNET

O idealizador do Postcrossing (projeto baseado na Internet que consiste na troca de postais entre membros registados – www.postcrossing.com), o português Paulo Magalhães, conta que a ideia da data surgiu a partir do sucesso das comemorações dos 150 anos dos postais, em 2019. “Queremos que mais pessoas – e não só os postcrossers – se juntem a essa celebração mundial de felicidade, enviando postais a amigos, familiares, colegas de trabalho ou até a desconhecidos”, comenta.

Foi considerando essa capacidade de conectar pessoas do mundo inteiro que nasceu o projeto Postcrossing. É uma rede social diferente. Ao invés da interação virtual, faz milhares de pessoas se comunicarem por meio dos Correios. A rede já possui mais de 700 mil membros, sendo pouco mais de 9 mil do Brasil. Em mais de uma década de projeto, já foram enviados mais de 53 milhões de postais. Segundo o site, o Brasil é apenas o 19º em número de membros no projeto, com cerca de 9,4 mil usuários. O líder do ranking é a Rússia, com mais de 99 mil membros ou 12,8% de todo o site.

 

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você