19.5 C
Piçarras
domingo 25 de maio de 2025


Luiz Alves anuncia mudança na coleta de lixo para incentivar reciclagem

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Luiz Alves anunciou mudanças no serviço convencional de coleta de lixo, voltadas a uma maior adesão ao projeto de coleta seletiva. Nas regiões atendidas pelos dois serviços, os garis da coleta convencional irão analisar o conteúdo dos sacos de lixo antes da retirada e, caso muitos materiais recicláveis estejam misturados, não serão recolhidos. Um material informativo estimulando a separação correta será colado no saco. O trabalho específico terá início no próximo dia 16.

“Já avançamos bastante na coleta de resíduos (lixo) recicláveis em Luiz Alves, mas estamos buscando sempre melhorias. Muitas pessoas já separam os resíduos recicláveis, mas ainda observamos que muitos materiais que são destinados para o aterro sanitário. Estes materiais podem ser reciclados e transformados em novos produtos, diminuindo a consumo de matéria prima e, consequentemente diminuindo os impactos ao meio ambiente. Esta nova ação fará com que as pessoas reflitam sobre seus hábitos de consumo e, também, sobre a destinação de seus resíduos” comenta o diretor de Meio Ambiente, Eder Caglioni.

O caminhão da coleta convencional continuará passando normalmente pelos pontos da sua rota. Contudo, “os garis, ao se depararem com um saco de lixo que tenha muitos materiais que poderiam ter sido enviados para a reciclagem, identificarão o saco com um adesivo, que contém mais orientações sobre como proceder, e todo material será deixado na residência, para que o morador possa então, separar seus resíduos corretamente e destiná-los de forma adequada”, destalhou nota oficial do Governo.

Luiz Alves ainda não é 100% contemplado com a coleta seletiva e somente os bairros que já são atendidos passarão por esta mudança.  Nos bairros onde o serviço ainda não é prestado, nada mudará em relação à coleta de lixo convencional. “O ato de reciclar diminui consideravelmente o impacto que a geração de lixo provoca no meio ambiente, pois reutilizando materiais, estamos economizando diversos outros recursos naturais”, reforça o diretor.

Além de fortalecer as questões ambientais, a coleta seletiva diminui os custos financeiros da coleta convencional, uma vez que o “município paga ao aterro sanitário por tonelada enviada, por isso, se começarmos a reciclar mais, vamos diminuir os custos com o lixo e os recursos poderão ser investidos em outras áreas importantes”, solicita o Governo.  Desde que foi lançado, em 2019, a coleta seletiva evitou que 307 toneladas de resíduos fossem parar indevidamente nos aterros sanitários.

Dúvidas sobre as mudanças na coleta podem ser sanadas diretamente com o setor de Meio Ambiente pelo telefone (47) 3377-8640 ou com a Secretaria de Obras e Planejamento, (47) 3377-8695.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você