24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Ministério do Meio Ambiente oficializa entrega de equipamentos para o Recicla Aí

Ouça a Matéria

Uma cerimônia realizada na manhã de quarta-feira, 27, oficializou o repasse de equipamentos para a continuidade do programa ambiental Recicla Aí, desenvolvido pelo Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) desde fevereiro de 2020. O ato contou com representantes do Ministério do Meio Ambiente (MMA), uma vez que o projeto vem sendo executado com o aporte de R$ 2,7 milhões do Governo Federal.

Com o valor, para implantação da proposta em torno das atividades de gestão sustentável de resíduos sólidos do município, o IMP adquiriu 17 Ecopontos, 166 lixeiras públicas, um caminhão para recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos, um caminhão caçamba, uma picape 4×4, um trator e um triturador de galhos. A implantação de uma Central de Compostagem está em desenvolvimento.

“Balneário Piçarras está dizendo o que temos que fazer. Nós precisamos dar destino adequado ao nosso lixo”, pontuou o secretário de Qualidade Ambiental do Ministério do Meio Ambiente, André França. O convênio foi assinado em fevereiro de 2020 (após ser aprovado em 2019), quando começou a ser executado. O Ministério do Meio Ambiente apontou o projeto Recicla Aí, como melhor do Brasil na categoria.

Desde que foi iniciado, o IMP também promoveu uma série de ações de conscientização social para reforçar a necessidade da gestão sustentável de resíduos sólidos. Para o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado de Santa Catarina, Luciano Buligon, “Balneário Piçarras é o primeiro município brasileiro a contar com esse projeto, que inspira o estado de Santa Catarina e o Brasil. É uma revolução ética dentro do município”.

O prefeito Tiago Baltt (MDB) frisou que o “projeto reforça o comportamento ambiental sustentável, promove a educação ambiental em ação de reciclagem e diminui as tensões ecológicas com políticas de reciclagem que se transformam em benefícios coletivos. Um marco para a nossa cidade”.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você