25 C
Piçarras
terça-feira 23 de abril de 2024


OAB-SC homenageia seis advogados da 42ª Subseção Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Ordem dos Advogados do Brasil – Santa Catarina (OAB-SC) homenageou na noite de segunda-feira, 23, seis advogados integrantes da 42ª Subseção Balneário Piçarras. Quatro deles recebem o jubilamento por longa data de atuação na advocacia, enquanto duas advogadas foram agraciadas com a Medalha Florisvaldo Diniz, por terem presidido a Subseção que agrega os profissionais de Balneário Piçarras, Barra Velha, Penha e São João do Itaperiú.

CLIQUE AQUI E VEJA AS FOTOS DO EVENTO

Com décadas de atuação, Israel Jonas Fleith, Milton Tolentino de Souza Jr, Nelson Schlei e Ubiratan de Andrade foram jubilados pelo presidente da OAB-SC, Rafael Horn. “O mínimo que nos cabe nesta celebração é agradecer, pois muitas das conquistas que obtivemos na Ordem decorrem do trabalho realizado pelos homenageados que, lá atrás, começaram suas carreiras na advocacia. As trajetórias inspiradoras desses ícones são os faróis que iluminam a nossa busca constante para facilitar e valorizar o exercício da advocacia catarinense”, destacou o presidente.

Para receber a honraria, é preciso ter 45 anos de inscrição ou 70 anos de idade e, cumulativamente, 30 anos de contribuição. “São nomes que contribuíram para o crescimento da advocacia piçarrense e que gozam de grande credibilidade perante a sociedade local. Por mais que seja uma honraria institucional, eu vejo como um reconhecimento pelos serviços prestados em prol da justiça”, acrescentou o presidente da 42ª Subseção, o advogado Maurício Köche.

Katia Luciane dos Santos Duarte (Gestão 6/209 a 12/2009) e Carmem Diva Ladevig Pereira (Gestão 2010 a 2018) receberam a medalha Florisvaldo Diniz. Ela é atribuída a advogados que presidiram Subseções e deram seu crescimento voluntário em prol do fomento dos trabalhos e direitos dos profissionais. “É um trabalho árduo e muito valoroso, pois há voluntariado em prol dos profissionais e também da própria sociedade, uma vez que a Subseção também realiza ações buscando melhores condições de vida – em seus diversos setores”, frisou Köche.

A Medalha Florisvaldo Diniz leva o nome do ex-presidente da primeira Subseção da OAB/SC, de Itajaí – onde ele estreou o mandato de gestão em 1972, cargo que exerceu por um ano. Nascido em 14 de junho de 1927 e falecido em 25 de janeiro de 2017, Florisvaldo Diniz dedicou quase 60 anos à advocacia catarinense. Cidadão honorário de Balneário Piçarras, título que recebeu em 2007, Professor Diniz, como era mais conhecido, também foi procurador do município no final dos anos 90, na gestão de Umberto Teixeira (PP).

ABRE ASPAS

– Israel Jonas Fleith [JUBILADO]

“Essa é uma consequência de todos os anos trabalhos, são 42 no total. Esse ato também marca meu afastamento da profissão, vou ficar mais distante do escritório. Foi um momento de bastante orgulho, pois encerro a carreira sem qualquer mancha. Acredito que eu tenha dado minha contribuição para o direito e para muitos profissionais. Por mim, passaram muitos estagiários que hoje são promotores, alguns juízes e desembargadores”.

– Milton Tolentino de Souza Jr. [JUBILADO]

“Fui acometido de um sentimento de emoção. A melhor coisa que tem na vida é a gente ser homenageado enquanto está vivo, depois que morre – uma semana depois – resta pouca coisa lá embaixo e a alma que vai lá para cima. Para nós, é um motivo de júbilo, de alegria, afinal de contas, na vida profissional, estou em meus últimos metros da chegada. Foi motivo de orgulho. A OAB-SC e a 42ª Subseção da OAB-SC foram felicíssimos em homenagear três profissionais e colegas que iniciaram a advocacia à base da máquina de escrever. Hoje, quase tudo se resolve digitalmente da nossa própria mesa. Estou feliz da vida de poder ter chegado nesse ponto”

– Ubiratan de Andrade [JUBILADO]

“A honraria foi prestada num cerimonial muito lindo. Mas, o que mais nos emocionou foi a constatação de termos, nesses anos de militância advocatícia, contribuído para uma sociedade melhor e termos a satisfação de vermos os nossos descendentes darem continuidade na prática dos nossos valores e, alguns, de exercerem uma advocacia voltada na defesa dos direitos das pessoas que nos procuram. Torcemos que essa nova geração siga sua trajetória profissional com erros e acertos, mas sempre seguindo os ditames da credibilidade, da confiança e que todos tenha sucesso”

– Nelson Schlei [JUBILADO]

Não compareceu à cerimônia e não foi localizado pela reportagem

– Katia Luciane dos Santos Duarte [MEDALHA FLORISVALDO DINIZ]

“Fiquei emocionada em receber a “Medalha Florisvaldo Diniz”, homenagem por ter exercido a presidência da Subseção da OAB de Balneário Piçarras no segundo semestre de 2009. Me sinto muito feliz por ter contribuído para o processo de criação da nossa Subseção, pois este era um anseio dos advogados e a união da classe fez o sonho se tornar realidade. Por isto, divido esta homenagem com meus colegas advogados que não mediram esforços para tornar possível a criação da nossa Subseção”

– Carmem Diva Ladevig Pereira [MEDALHA FLORISVALDO DINIZ]

“Conquistei nesta data uma distinção que agrega a minha carreira um valor sem precedentes em minha trajetória profissional. Particularmente, ao ser distinguida com a Medalha Florisvaldo Diniz, eu me sinto duplamente agraciada. Porque esta comenda expressa não só o reconhecimento ao trabalho que todo presidente de subseção realiza, dedicando-se a defender as demandas dos colegas, a promover a unidade e a fortalecer a categoria. Este prêmio, para mim, vai muito além, ao perenizar o nome, a competência e, sobretudo, a abnegação de um Mestre com quem tive o privilégio de conviver”

 

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você