Penha acaba de se tornar a cidade com o maior número de certificações internacionais do Programa Bandeira Azul. Na última sexta-feira, 1º de outubro, o júri internacional anunciou os balneários aptos a hastearam o cobiçado lábaro azul, credenciando a Praia Grande, Praia da Saudade e Bacia da Vovó ao ato – previsto para acontecer em dezembro, com aplicabilidade para a Temporada 2021/2022.
“A Secretaria de Turismo colocou como meta um Planejamento Turístico Sustentável focado em ações de infraestrutura em nossas praias e pontos turísticos, levando acessibilidade, gestão, educação ambiental e segurança. Desde o ano passado começamos a colher frutos desse plano com a certificação internacional da Praia Grande e esse ano nos tornamos a cidade do Brasil com maior número de praias certificadas no Bandeira Azul, com a inserção da Praia da Saudade e Praia da Bacia da Vovó”, comemora o secretário de Turismo, Cleber Neumann Secretário de Turismo.
Brasil garantiu 28 aprovações, sendo 22 praias e seis marinas que devem ser contempladas com o selo ecológico Bandeira Azul. Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.
O principal objetivo do Programa Bandeira Azul é conscientizar a sociedade, empresários do segmento náutico e gestores públicos quanto à necessidade de proteger ambientes marinhos e costeiros, incentivando a realização de ações com foco em qualidade e proteção ambiental. “Temos em Penha mais de 25 praias e recantos entre os mais belos de Santa Catarina, muitos deles com potencial para receber essa certificação. Já temos mapeadas três novas praias que serão inscritas no programa para a próxima temporada e os critérios adotados na certificação serão adotados em todas as praias da cidade, independente da certificação” Conclui Cleber Neumann.
O Programa Bandeira Azul
O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional.
O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis.
PRAIAS PREMIADAS NA TEMPORADA 2021/2022:
– Praia do Tombo, Guarujá – SP
– Prainha, Rio de Janeiro – RJ
– Praia da Reserva, Rio de Janeiro – RJ
– Praia da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, Salvador – BA
– Praia Grande, Governador Celso Ramos – SC
– Praia do Peró, Cabo Frio – RJ
– Praia do Estaleiro, Balneário Camboriú – SC
– Praia do Estaleirinho, Balneário Camboriú – SC
– Praia de Piçarras – Balneário Piçarras – SC
– Praia de Guarajuba, Camaçari – BA
– Praia de Itacimirim, Camaçari – BA
– Praia de Quatro Ilhas, Bombinhas – SC
– Praia de Mariscal, Bombinhas – SC
– Praia da Conceição, Bombinhas – SC
– Prainha, São Francisco do Sul – SC
– Praia do Forte, São Francisco do Sul – SC
– Praia Grande, Penha – SC
– Praia da Bacia da Vovó, Penha – SC
– Praia da Saudade, Penha – SC
– Praia da Sereia, Vila Velha – ES
– Praia do Sossego, Niterói – RJ
– Praia do Patacho, Porto de Pedras – AL
MARINAS PREMIADAS NA TEMPORADA 2021/2022:
– Marina Costabella, Angra dos Reis – RJ
– Marinas Nacionais, Guarujá – SP
– Iate Clube de Santa Catarina (sede Centro), Florianópolis – SC
– Marina Kauai, Ubatuba – SP
– Tedesco Marina – Balneário Camboriú – SC
– Marina Itajaí, Itajaí – SC