24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Penha tem hasteamento do Bandeira Azul no dia 12 de dezembro

Ouça a Matéria

O dia 12 de dezembro colocará Penha como a cidade com o maior número de certificações internacionais do Bandeira Azul. Esta foi a data escolhida pela municipalidade para hastear a bandeira nas praias Grande, Saudade e Bacia da Vovó para a Temporada 2021/2022. Os atos se iniciam às 10h, na Praia Grande, que será certificada pela segunda vez consecutiva.

“Da Praia Grande seguimos em comitiva para o hasteamento na Praia da Saudade e Bacia da Vovó”, detalhou o secretário de Turismo, Cleber Neumann Secretário de Turismo.  Os dois balneários receberão a primeira para a primeira temporada de certificação e ações estratégicas que perseguem o programa.

“A Secretaria de Turismo colocou como meta um Planejamento Turístico Sustentável focado em ações de infraestrutura em nossas praias e pontos turísticos, levando acessibilidade, gestão, educação ambiental e segurança. Desde o ano passado começamos a colher frutos desse plano com a certificação internacional da Praia Grande e esse ano nos tornamos a cidade do Brasil com maior número de praias certificadas no Bandeira Azul, com a inserção da Praia da Saudade e Praia da Bacia da Vovó”, comemora Cleber.

O Brasil garantiu 28 aprovações, sendo 22 praias e seis marinas que devem ser contempladas com o selo ecológico Bandeira Azul.  Para se qualificar para o Prêmio Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, seguranças e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente.

“Temos em Penha mais de 25 praias e recantos entre os mais belos de Santa Catarina, muitos deles com potencial para receber essa certificação. Já temos mapeadas três novas praias que serão inscritas no programa para a próxima temporada e os critérios adotados na certificação serão adotados em todas as praias da cidade, independente da certificação”, conclui Cleber Neumann. 

O Programa Bandeira Azul

O Programa Bandeira Azul promove o desenvolvimento sustentável, desafia as autoridades locais e os gestores de praia a alcançarem altos padrões de qualidade em quatro temas: qualidade da água, gestão ambiental, educação ambiental e segurança. Ao longo dos anos, o Bandeira Azul tornou-se um rótulo ecológico altamente respeitado e reconhecido trabalhando para reunir os setores de turismo e meio ambiente de maneira local, regional e internacional. O Programa Bandeira Azul foi criado pela FEE – Foundation for Environmental Education, uma instituição internacional com diversos integrantes representando seu respectivo país. No Brasil, o Operador Nacional do programa é o IAR – Instituto Ambientes em Rede, localizado em Florianópolis.

 

Foto por: FELIPE FRANCO, JORNAL DO COMÉRCIO

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você