24.9 C
Piçarras
sábado 13 de abril de 2024


Podcast resgata dez históricas entrevistas com personalidades de Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

O jornalista de Balneário Piçarras, Luiz Garcia, acaba de lançar o podcast “Nossa Gente”. Em entrevistas feitas entre 2010 e 2011, para o caderno impresso exclusivo do Jornal do Comércio (JC Entrevista), ele agora reproduz as gravações em áudio de conversas com dez personalidades piçarrenses. Alcina de Oliveira Figueredo marcou o lançamento do primeiro podcast, dia 17, que pode ser conferido no canal da Fundação Cultural de Balneário de Piçarras no YouTube.

“As entrevistas, realizadas há 10 anos, proporcionam hoje uma perspectiva histórica sobre aquela realidade. Ao mesmo tempo, resgatam personalidades que foram e são ainda importantes na construção de nossa sociedade”, detalhou o jornalista, que fez uma seleção de entrevistas para compor o projeto.  Alcina de Oliveira Figueredo, Mário Zendron, Carlos Jaime de Andrade, Leonel Martins, Alex Vacaro, Oscar Pedroso, Ivo Fleith, Renato Kfuri, Gilberto Cardozo e Rogério Baltt terão a entrevista reproduzida.

“Foram dezenas de entrevistas à época. Selecionei as que se referiam a Piçarras e, entre elas, as que pudessem oferecer um panorama sobre a cultura, a política e os comportamentos, explorando personagens que tinham algo interessante a dizer. Hoje, são depoimentos igualmente interessantes, embora sob outro ponto de vista, mais histórico”, recorda-se Luiz Garcia.

Cada episódio dura cerca de 40 minutos. “A exceção é o que traz a entrevista com Alcina Figueredo que, pelo valor histórico, decidi preservar na íntegra, com 1h10min”, acrescentou. O JC Entrevista era um caderno especial de quatro página. Pela riqueza da entrevista, Alcina Figueredo relatou suas histórias de vida em oito páginas – nas edições 903 (15 de janeiro de 2011) e 904 (21 de janeiro de 2011).

O podcast “Nossa Gente” foi desenvolvido com aporte do edital Cultura em Casa, da Fundação Cultural de Balneário Piçarras.

Foto por: ARQUIVO JC | FELIPE FRANCO, JANEIRO DE 2011

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você