Representantes da Associação dos Moradores do Itacolomi (Amita) se reuniram na manhã de terça-feira, 15, com o prefeito de Balneário Piçarras, Tiago Baltt (MDB). Na pauta do primeiro encontro, um tema que assola a região mais populosa da cidade: segurança pública. “Relatos e notícias recentes apontam para um assustador aumento no número de furtos, roubos, assaltos e outros tipos de abordagens”, pontua o presidente da Associação, Renato Martinez.
“Há uma necessidade urgente de se conjugar esforços no combate à violência e ressaltamos a importância do tema no cenário municipal”
RENATO MARTINEZ
Durante o encontro, a cobrança foi pela união de ideias em busca de pressão junto ao Governo do Estado – para reaparelhamento das entidades policiais – e ações que possam coibir a mancha criminal de evoluir. “Há uma necessidade urgente de se conjugar esforços no combate à violência e ressaltamos a importância do tema no cenário municipal. Segurança pública é hoje o grande tema de política pública”, frisa o representante da Amita.
A temática ganhou notoriedade dentro da associação diante dos intensos relatos de moradores e veranistas vítimas de algum ato delituoso. “O crescimento do time dos fora da lei tem sido vertiginoso, da mesma forma que cresce a reclusão ou a falta de liberdade das pessoas de bem”, acrescenta Martinez, mostrando que uma parcela social apresenta receio em andar com tranquilidade pelo bairro.
“Esta reinvindicação dos moradores, entregue ao prefeito ressalta a preocupação do bairro Itacolomi com a segurança de seus moradores e visitantes, narra alguns dos problemas de segurança enfrentados nos últimos meses e solicita providências urgente no sentido de desenvolver ações para coibir a violência”, complementa Martinez, frisando que as cobranças por obras de infraestrutura, saneamento básico e serviços da saúde ganharão corpo nos próximos meses.
“quando todos estão unidos no propósito de melhorar a segurança pública, as chances de bons resultados só aumentam”.
TIAGO BALTT
O prefeito disse que “entendo e reconheço a necessidade de melhorar a segurança pública de Balneário Piçarras. Apesar de esta ser uma responsabilidade do Governo do Estado, já que a Polícia Civil e a Polícia Militar são órgãos estaduais, a prefeitura não mede esforços para auxiliar as forças de segurança aqui na cidade. Um exemplo disso foi o aumento do repasse mensal à Polícia Militar, que era, na gestão anterior, de R$ 2,5 mil. Eu autorizei o aumento para R$ 15 mil mensais, conforme demanda do comando da PM, o que já está valendo. Sempre bom frisar o importante papel das associações de moradores e Conseg de Balneário Piçarras. Quando todos estão unidos no propósito de melhorar a segurança pública, as chances de bons resultados só aumentam”.