24 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Nova rede da Casan vai captar água no interior de Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

A Casan anunciou que buscará água na comunidade de Rio Novo, na região rural de Balneário Piçarras, para reforçar o sistema de captação de água na cidade. Uma nova rede adutora será instalada ao longo de cinco quilômetros, levando a água até o manancial do Rio Piçarras – utilizado pela concessionária para abastecer a cidade.

“Ela será utilizada numa eventual transposição de água para o Rio Piçarras, quando necessário”, explica o superintendente regional Norte/Vale da CASAN, Rangel. A rede servirá como reserva, para uso emergencial em situações de estiagem. A obra tem valor aproximado de R$ 1 milhão.

Para buscar a água do Rio Novo, a tubulação assentada conta com 300 milímetros de diâmetro. “O abastecimento está sob controle, mas trabalhamos com esse planejamento para evitar transtornos, já que longos períodos sem chuvas são cada vez mais recorrentes”, explica o superintendente.

Contudo, a Casan já frisou que o nível do principal manancial está baixo – resultando em água de escura coloração nas torneiras piçarrense. A situação motivou a criação de um abaixo-assinado virtual contra a empresa. Até o momento, pouco mais de duzentas pessoas assinaram a petição.

O trabalho de instalação da nova adutora vem sendo coordenado pela equipe da Casan. O grupo Aegea, que coordena o fornecimento em Penha, forneceu uma escavadeira hidráulica para os trabalhos, dentro do termo de cooperação técnica firmado entre as duas empresas de saneamento.

 O Rio Piçarras é o manancial onde a Companhia capta a água que abastece Balneário Piçarras. A captação local também abastece o sistema de Penha e, em situações emergenciais, presta auxílio ao abastecimento de Barra Velha, mandando a água do sistema de Piçarras para o bairro Itajuba.

 

Foto por: CASAN

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você