Após adequações à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), a Prefeitura de Penha intensifica o trabalho de ampliação do projeto de monitoramento urbano, o “Penha Conecta” – lançado em julho do ano passado. Atualmente com 190 câmeras conectadas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS), a proposta gira em torno de incentivar empresários e moradores e interligarem suas câmeras de segurança ao sistema municipal.
“Nosso foco é tornar Penha a cidade mais monitorada do país, elevando consideravelmente nosso grau de segurança pública”, pontua o prefeito, Aquiles da Costa (MDB). Junto ao CIOPS, a cidade possui cerca de 150 câmeras da empresa Urbanii e outras 40 já compartilhadas pela sociedade. “Esse é justamente o sentimento que queremos estimular, todos em união em prol de uma temática de ganhos coletivos”, acrescenta.
No site www.penha.atende.net – na barra de rolagem superior – há o ícone do Penha Conecta. Nele, o cidadão ou a empresa interessada será redirecionada ao preenchimento de um formulário de adesão do programa. “Segurança a gente sabe que é uma atribuição do estado, mas é um dever de todos, também […] Se nós conseguirmos ter sucesso nesse programa, vamos conseguir criar o espírito de cidadania”, acrescentou o prefeito.
No CIOPS, há dois funcionários que realizam o acompanhamento das imagens, atendendo demandas sociais – além disso, Polícias Civil e Militar têm acesso pleno às câmeras. Por conta da LGPD, as imagens deixaram de ter acesso livre à sociedade. Para obter alguma situação em específico, é preciso apresentar um Boletim de Ocorrência e assinar um termo de comprometimento de sigilo com as imagens recebidas.
Além das câmeras de monitoramento do CIOPS, Penha possui outras 10 câmeras de alta resolução implantadas pelo Governo do Estado – que estão instaladas no Batalhão da Polícia Militar.
META ARROJADA
A meta do Governo Municipal é alcançar mil câmeras interligadas ao sistema – que possui número irrestrito de conexões e mantém as gravações em nuvem pelo período de 15 dias “Mil câmeras é a meta. Mas, se chegarmos na metade disso já tenho o programa como um sucesso”, finaliza Aquiles. Hoje, a cidade com o maior número de câmeras é Palotina, no Paraná, que possui 541 lentes focadas em elevar a segurança de seus moradores.