24 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Balneário Piçarras participa do lançamento da Frente Parlamentar pró Guardas Municipais

Ouça a Matéria

Representantes de Balneário Piçarras participaram na última terça-feira, 24, na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, do ato de criação da nova Frente Parlamentar que vai atuar em apoio às Guardas Municipais em Santa Catarina. O secretário municipal de Segurança Pública, Paulo Debatin, e o vereador Marco Antônio Pedroso (MDB) salientaram a importância do novo coletivo, como forma de incentivar os municípios catarinenses na criação de grupamentos próprios.

“É uma Frente voltada a auxiliar os municípios e consequentemente o Estado, visto que Segurança Pública é uma atribuição coletiva”

PAULO DEBATIN

O secretário Paulo Debatin reforçou que a Frente Parlamentar busca dar apoio técnico/jurídico e expertise aos municípios interessados em desenvolver o projeto. “É uma Frente voltada a auxiliar os municípios e consequentemente o Estado, visto que Segurança Pública é uma atribuição coletiva. Uma série de temas como a criação de Consórcios para aquisição de equipamentos, auxílio técnico e jurídico e a integralização de informações em prol da segurança pública estarão na pauta da Frente. Na minha concepção, um grande avanço dentre desta tão importante temática”, categorizou.

O vereador piçarrense pode usar a tribuna no ato de formação da Frente. Ele destacou o trabalho desenvolvido em Balneário Piçarras, reforçando que é um primeiro passo em algo mais complexo. “Nós temos um trabalho em Balneário Piçarras que está criando corpo. Que todos os prefeitos se sensibilizem sobre a importância da Guarda Municipal, uma força que vai auxiliar o duro trabalho da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC)”, pontuou.

Ele ainda parabenizou a iniciativa dos parlamentares, reforçando que irão aportar diretamente no trabalho de segurança desenvolvido pelo Estado. “A Força Azul Marinho, a cor das guardas municipais, precisa reluzir em toda Santa Catarina. Esse é o caminho, sem sombra de dúvidas, para elevar a segurança em todos os nossos municípios”, encerrou Pedroso.

“Nós temos um trabalho em Balneário Piçarras que está criando corpo. Que todos os prefeitos se sensibilizem sobre a importância da Guarda Municipal”

MARCO ANTÔNIO PEDROSO (MDB)

O grupo será coordenado pelo deputado Emerson Stein (MDB). Segundo o parlamentar, a criação dessa frente se deu pela necessidade de fortalecimento destas instituições: “A guarda municipal tem atuação extremamente efetiva dentro das suas atribuições e realiza um excelente trabalho de parceria com demais órgãos de segurança no combate da criminalidade, gestão de trânsito, segurança escolar e proteção do patrimônio público, por isso, queremos apoiar as guardas já constituídas e dar o suporte necessário para a implementação nas cidades que não contam com esse serviço”.

Durante a cerimônia de lançamento, além da ampliação da atuação das guardas municipais, representantes da categoria apresentaram algumas reivindicações, entre elas, a regulamentação da criação e funcionamento das polícias municipais, e a inclusão da guarda municipal entre os órgãos de segurança pública. Fazem parte da Frente Parlamentar os deputados Emerson Stein, delegado Egidio, Antídio Lunelli (MDB), Carlos Humberto (PL) e Jessé Lopes (PL).

O deputado Egídio Ferrari (PTB), que é delegado de polícia, é um dos integrantes da Frente. “Sou um apoiador desse movimento e aqui pretendo levantar informações, ouvir experiências e fazer um estudo efetivo, não só com números, e levá-lo para municípios que poderão criar a sua guarda”, destacou.

O presidente do Sindicato dos Guardas Municipais de Santa Catarina, Alexandre Gebler, propôs um modelo de expansão da atuação da categoria no estado. “Pretendemos buscar junto com a Fecam a criação de regiões metropolitanas, para que os profissionais que atuam nas grandes cidades possam fazer a segurança também nos municípios vizinhos, e que são menores”, defendeu.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você