21.8 C
Piçarras
sábado 9 de dezembro de 2023


Criminoso responsável pela chacina da creche de Saudades vai a júri popular

A data do julgamento foi confirmada em decisão proferida no último dia 5, pelo juízo da comarca

Ouça a matéria

9 de agosto. Essa é a data confirmada pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) para que o assassino responsável pela chacina na creche de Saudades, em 2021, enfrente seu julgamento – que ocorrerá no Salão do Tribunal do Júri da Comarca de Pinhalzinho, a partir das 8h30. O criminoso será julgado, em júri popular, pela prática de cinco homicídios consumados e 14 tentados.

A data do julgamento foi confirmada em decisão proferida no último dia 5, pelo juízo da comarca, Caio Lemgruber Taborda. Segundo o TJSC, “a princípio, esta é a data para início dos trabalhos que não têm previsão para encerrar. A agenda da unidade judicial está reservada para esse júri até o final daquela semana”.

O criminoso tentou tirar a própria vida após a chacina – Foto, Divulgação / TJSC

Outro importante agendamento para a realização do julgamento é o sorteio dos jurados. Essa etapa acontecerá no Fórum da comarca no próximo dia 24 de julho, de maneira presencial. Serão sorteadas 25 pessoas e outras 10 suplentes. Sete pessoas formam o conselho de sentença, sorteados no dia do julgamento.

O réu foi denunciado por 19 crimes de homicídio entre consumados e tentados. Pela sentença de pronúncia, as qualificadoras de motivo torpe, meio cruel e uso de recurso que dificultou a defesa das vítimas, apontadas pelo Ministério Público do Estado (MPSC) na denúncia, foram consideradas e serão julgadas pelo Conselho de Sentença.

Ao longo do processo, a defesa do assassino alegou que ele seria incapaz de compreender os próprios atos, e por isso não deveria ser julgado pelo Tribunal do Juri. O juiz não acatou a tese e baseou sua decisão no exame de sanidade mental oficial, realizado após a defesa do acusado ter anexado aos autos um parecer de médico particular contratado e que informa que o réu sofreria de esquizofrenia. A perícia oficial confirmou que o criminoso possuía, ao tempo do crime, a plena capacidade de entender o caráter criminoso do fato.

UM CRIME QUE CHOCOU O MUNDO

Na manhã do dia 4 de maio de 2021, o réu entrou em uma creche no município de Saudades, matou duas professoras e três bebês e tentou matar outras 14 pessoas, entre educadoras, funcionárias e crianças usando uma adaga que havia comprado pela internet especialmente para o ataque. O réu, que tentou se matar após o atentado, foi detido por populares e entregue às autoridades. Ele confessou o crime.


Seguindo recomendações mais recentes de especialistas das áreas da psicologia e de investigação criminal, o Jornal do Comércio deixará de publicar o nome de autores de massacres. A decisão tem por objetivo evitar a visibilidade do agressor, situação essa que pode estimular outros crimes. Análises técnicas revelam que pessoas com esse perfil buscam notoriedade midiática.

1 COMENTÁRIO

Os comentários estão fechados

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você