A 2ª Companhia de Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) – responsável pelas cidades de Penha e Balneário Piçarras – iniciou uma nova modalidade de patrulhamento: Policiamento Ostensivo com Motocicletas. O trabalho de ‘motopatrulhamento’ ocorre em ambos os municípios, com rondas diárias.
“O policiamento com motocicletas é uma ferramenta importante para o policiamento preventivo e repressivo, sobretudo naquelas situações que necessitam deslocamento emergencial em reação a atos delituosos”, definiu o comandante Companhia, Capitão João Gabriel de Moura Iglesias.
Para as forças de segurança, esse trabalho permite um policiamento mais dinâmico e integrativo com a população chegando a lugares e se deslocando em meio ao trânsito de forma que uma viatura convencional não conseguiria. “Isso permite aumentar a ostensividade policial e principalmente, potencializar respostas às demandas por Ordem Pública da população, trazendo maiores resultados contra a criminalidade, reforçou Iglesias.
As equipes atuarão diariamente em Penha e em Balneário Piçarras e reforçarão as ações de polícia ostensiva já realizada pelas duas unidades policiais, intensificando ações nas áreas urbanas, praias e em áreas conflagradas pelo tráfico de drogas, atuando na prevenção, fiscalização, repressão e apoio em operações e eventos.
“As ações com motocicletas pela PMSC dão bastante dinamicidade ao policiamento. Em razão agilidade de deslocamento no meio urbano e rural, a adoção do motopatrulhamento é uma ação estratégica bastante positiva. Por se tratar de um importante apoio, principalmente às ações de inteligência e de reação ao crime. O objetivo dessa iniciativa é garantir a ostensividade, prevenção a delitos e também a aumentar a capacidade de resposta da corporação quando necessárias intervenções de caráter reativo. A população já tem percebido a intensificação das atividades da PM nos dois municípios”, finaliza o capitão.