23 C
Piçarras
quarta-feira 17 de abril de 2024


Unidades de ensino de Penha voltarão a ter guarda armada

“Vamos colocar um policial preparado e fornecer segurança para as nossas escolas”, afirmou o prefeito, Aquiles da Costa (MDB)

Ouça a Matéria

As unidades de ensino de Penha voltarão a ter segurança armada – paralisadas temporariamente por conta do término do contrato emergencial com a empresa terceirizada. Governos Municipal e Estadual formalizarão convênio para que a Prefeitura arque com os salários para contratação de policiais militares inclusos no Corpo Temporário de Inativos da Segurança (CTISP).

“Vamos colocar um policial preparado e fornecer segurança para as nossas escolas”, afirmou o prefeito, Aquiles da Costa (MDB). Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores de segunda-feira, 7, o parlamento autorizou a Prefeitura a avançar nas tratativas com o Governo do Estado e a implantar o Programa Escola Mais Segura.

Pelo projeto, que tramitou em regime de urgência, a Prefeitura poderá contratar 25 agentes, arcando com o custo mensal de R$ 4,1 mil para cada policial inativo contratado. Segundo Aquiles, o custo salarial dos profissionais representa metade do valor com a contratação da empresa terceirizada.

O convênio será formalizado em conformidade com a Lei Complementar estadual nº 380/2007 e também da Lei complementar estadual nº 826/2023 – que institui o referido programa. A motivação do projeto se deve aos recentes acontecimentos que comoveram o país e alertaram para a necessidade de mais segurança para os estudantes, coibindo novos atentados em escolas, como o ocorrido em Blumenau no dia 5 de abril deste ano em uma instituição particular.

PENHA IMPLANTA RONDA ESCOLAR COM VEÍCULO EQUIPADO COM CÂMERA DE 360 GRAUS

O Governo Municipal de Penha acaba de anunciar um reforço tecnológico na área da segurança escolar. Todas as unidades municipais de ensino serão monitoradas diariamente por um veículo, denominado UrbaniiView, com tecnologia exclusiva de câmera 360 graus e monitoramento integrado com Centro Integrado de Operações de Segurança (CIOPS).  As imagens do UrbaniiView 360° e as outras cerca de 200 câmeras de monitoramento interligadas no CIOPS são acessadas pela Polícia Militar, Polícia Civil e Rodoviária Federal.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você