27.5 C
Piçarras
sábado 2 de dezembro de 2023


Vereador cobra do Estado reversão da decisão que rebaixou Companhia para Pelotão da PMSC

“O principal objetivo do requerimento é fazer com que a nossa Polícia Militar volte a ser Companhia. Com o retorno dessa Companhia, o número de efetivos pode chegar até 60 policiais”

Ouça a matéria

O vereador de Barra Velha, Caio Leandro Pinheiro (PL), remeteu requerimento ao alto escalão da Secretaria de Segurança Pública do Estado cobrando o retorno da corporação policial militar local ao status de Companhia. Rebaixada ao grau de Pelotão no ano passado, o parlamentar defendeu o crescimento da cidade – que figura entre os principais do estado – para que a decisão seja revertida e o efetivo agentes da lei ampliado.

“Fazer com que a nossa Polícia Militar volte a ser Companhia” – Foto, Rede Social Caio Pinheiro

“O principal objetivo do requerimento é fazer com que a nossa Polícia Militar volte a ser Companhia. Com o retorno dessa Companhia, o número de efetivos pode chegar até 60 policiais – hoje, nós temos a metade disse, bem dizer”, afirma Caio. O documento, subscrito por todos os demais vereadores, foi direcionado ao secretário da pasta, o Coronel Aurélio José Pelozato Rosa. Mas, Caio pretende ampliar o leque.

“Pretendo levar essa demanda ao governador, entregar o requerimento a ele, assinado por toda a nossa Câmara. Pretendo também levar aos deputados da nossa bancada do PL para que a gente consiga pressionar e a nossa Polícia Militar volte a ser Companhia”, reforça ele, que usou recentes dados revelados por reportagem do Jornal do Comércio para embasar seu pedido. O Pelotão de Barra Velha é subordinado a Batalhão de São Francisco do Sul. 

“Eu entendo que uma cidade precisa andar para frente e não para traz”

Segundo constatou a reportagem, o PIB de Barra Velha saltou de R$ 109 milhões (2002) para R$ 1,8 bilhão (2020), o terceiro maior crescimento do Estado. Na linha populacional, o crescimento proporcional pôs a cidade na segunda posição em Santa Catarina: 22 mil habitantes (Censo 2010) para atuais e preliminares 45 mil moradores (Censo 2022).  O crescimento da construção civil e imobiliário foram fatores também citados por Caio.

“Eu entendo que uma cidade precisa andar para frente e não para traz. Tomaram essa decisão com base em números desatualizados do IBGE, que davam 28 mil habitantes para Barra Velha, sendo que nós temos mais de 60 mil. Sem contar que somos uma cidade litorânea e turística, precisa de monitoramento e uma demanda maior por segurança pública”, complementa o vereador do PL.

Os dados criminais da cidade são um dos pontos chaves do pedido. “Nossa população é elástica. Ela aumenta nos finais de semana, feriados e datas festivas. Nós não podemos ficar a mercê de baixa guarnição. Voltando a ser Companhia, nós teremos um maior efetivo na cidade e mais segurança para nossa população. O processo de desenvolvimento e aumento populacional requer do Poder Público maior estrutura de apoio à Segurança Pública, com aumento do contingente de pessoal e viatura”, finaliza Caio.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você