24.1 C
Piçarras
terça-feira 16 de abril de 2024


Central de Operações dos Bombeiros já recebeu mais de mil trotes telefônicos

Foto, Roberto Zacarias
Ouça a Matéria

No primeiro trimestre de 2024, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) recebeu 1.196 ligações que foram classificadas como trotes. O número é 60% menor que o quantitativo registrado em 2023, quando a corporação recebeu 3.029 ligações deste tipo, mas ainda assim serve de alerta para a população.

“Realizar uma ligação falsa, em tom de brincadeira, para as Centrais de Emergência, vai muito além de uma simples brincadeira. De acordo com o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, essa atividade é crime com pena de um a seis meses de detenção”, pontua o CBMSC, em nota oficial publicada nesta segunda-feira, 1º de abril.

“Realizar uma ligação falsa, em tom de brincadeira, para as Centrais de Emergência, vai muito além de uma simples brincadeira”

FOTO, ROBERTO ZACARIAS

No caso dos menores de idade, está previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) como uma infração gravíssima e quem comete, deve ser encaminhado para a Vara da Infância e da Juventude, em que serão aplicadas as medidas socioeducativas, de acordo com a gravidade da situação, dentro do que prevê a legislação vigente.

O CBMSC reforça que “quando lidamos com pessoas que necessitam de socorro, cada segundo é essencial. Além disso, empenhar uma ambulância ou caminhão de combate a incêndio para um chamado falso, além de impactar no tempo resposta de uma ocorrência real, acarreta custos desnecessários para o estado e pode deixar uma cidade desguarnecida ainda que por um curto espaço de tempo”.

ATUAÇÃO DO CBMSC
O CBMSC atua na resposta a ocorrências de incêndio – estrutural, florestal e veicular – atendimento pré-hospitalar e salvamento, busca e resgate.  Cerca de 75% das ocorrências atendidas pela corporação são do tipo atendimento pré-hospitalar relacionadas a engasgamentos, acidentes, parada cardiorrespiratória, entre outros.

Em muitos casos, o operador da Central de Operações Bombeiro Militar (COBOM) identifica a necessidade de já passar orientações ao solicitante para que um primeiro socorro seja iniciado ou para que as pessoas que estão com a vítima saibam como proceder até que o socorro chegue ao local.

Os casos de engasgamento são os mais comuns, em que o cobonista orienta a pessoa sobre como proceder e esse ensinamento, ainda que por telefone, é uma das peças-chave para que a vida da vítima seja salva até que a ambulância Auto Socorro de Urgência (ASU) chegue até o local.

Em casos de parada cardiorrespiratória, em que é necessário iniciar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), dependendo do grau de instrução de quem está do outro lado da linha, é possível orientar como iniciar o procedimento. A RCP é o conjunto de manobras realizadas para restabelecer a ventilação pulmonar e circulação sanguínea dessa vítima.

Nas situações de acidente de trânsito, o solicitante recebe orientações para sinalizar o trânsito e ficar mais seguro até a chegada das equipes e, nos incêndios, para que se afastem e jamais entrem no local incendiado para salvar bens materiais.

“Esses são alguns exemplos de como o trabalho da Central de Operações vai muito além de atender uma ligação e acionar as equipes e viaturas necessárias. Reforça, também, o quanto estar com a linha ocupada por um trote, pode influenciar no tempo resposta para um salvamento verdadeira”, encerra o CBMSC.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você