18 C
Piçarras
terça-feira 16 de julho de 2024


Centro Regional de Videomonitoramento de Barra Velha atende mais de 5 mil ocorrências em três anos

Ouça a Matéria

O Centro Regional de Videomonitoramento de Barra Velha acaba de completar três anos de funcionamento. Neste período, o espaço de segurança que conta com mais de 250 câmeras interligadas registrou o recebimento de mais de cinco mil ocorrências, que foram direcionados às forças policiais – situações que renderam diretamente prisões, recuperações de veículos e a localização de pessoas desaparecidas.

A iniciativa tem o apoio direto do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/SC) – tendo inclusive convênio de integração de dados formalizado com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP/SC). Na visão do coordenador do Centro, Everson Brandão, o apoio institucional tem sido de grande valia para os bons resultados.

“Houve grandes progressos, porém, tem-se ciência de que há a necessidade de aperfeiçoamento constante para, cada vez mais, entregar um serviço de qualidade que atenda às necessidades da população”

EVERSON BRANDÃO

“É certo que com todo esse apoio através da integração e investimentos em tecnologias de ponta resultariam no aprimoramento dos serviços prestados à população. Inegavelmente, as ações do Centro Regional de Videomonitoramento vêm ganhando notoriedade, resultado de trabalho intenso e responsável.  Houve grandes progressos, porém, tem-se ciência de que há a necessidade de aperfeiçoamento constante para, cada vez mais, entregar um serviço de qualidade que atenda às necessidades da população”, afirmou o coordenador.

Nos três anos, o Centro recebeu pedidos em 5.414 ocorrências, pode atender diretamente à solicitação de 389 moradores, auxiliou com imagens na recuperação de 106 veículos roubados ou furtados e ainda colaborou para a localização de 39 pessoas desaparecidas.

O Centro é dotado de uma moderna plataforma, chamada de Smartcity.  Ele possui visão computacional e é capaz de perceber mudanças comportamentais. Emoções, expressões, mudança comportamental assim como ações por percepções de trajeto são identificadas. O sistema é capaz de contar todas as pessoas e emitir alerta conforme estipulado, além de ter realizado a detecção de todas as faces durante o Evento.

“Ressalta-se que é de vital importância aos órgãos envolvidos a captação e difusão de informações disponibilizadas pelo Centro Regional, reforçando o habitual apoio quando o assunto diz respeito à manutenção da ordem pública”

FRANCISCO SOARES

O promotor de justiça do MPSC, responsável pela 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Barra Velha, Francisco Soares, destaca que “desde o início da integração, no que tange ao serviço prestado em relação à segurança pública, o Ministério Público tem, continuamente, acompanhado as ações do Centro Regional de Videomonitoramento de Barra Velha. Ressalta-se que é de vital importância aos órgãos envolvidos a captação e difusão de informações disponibilizadas pelo Centro Regional, reforçando o habitual apoio quando o assunto diz respeito à manutenção da ordem pública”.

A presidente da 42ª Subseção da OAB de Balneário Piçarras, Emmanuelle de Souza Teixeira Costa, reforça que os três anos do Centro “representa um avanço significativo na segurança de nossa cidade e região. Iniciativa da Prefeitura de Barra Velha, sob os cuidados do Sr. Brandão, a Central tem sido fundamental na prevenção e combate à criminalidade bem como um braço no combate à violência doméstica proporcionando um ambiente mais seguro e tranquilo para todos os cidadãos”.

O Diretor de Tecnologia e Inovação da SSP/SC, o Tenente Coronel PM Ricardo Sartori, enaltece a integração das imagens e dados com as forças de segurança. “As iniciativas, principalmente as integrações entre sistemas de videomonitoramento, executadas pelo Município de Barra Velha são de grande importância no contexto local. Permitem a utilização de recursos de forma mais eficiente e econômica, ao passo que ampliam as capacidades dos agentes de segurança pública que atuam na cidade, impactando diretamente na qualidade de vida do cidadão de Barra Velha”, destacou.

“É uma das medidas essenciais na prevenção de crimes. Auxiliando as forças de segurança pública no combate a criminalidade e colocando a cidade de Barra Velha no caminho para se tornar cada vez mais uma cidade mais segura para os seus cidadãos”

MARVIO FIGUEIREDO LOYOLA

Essa integração, além da SSP/SC, subsidia ações da Polícia Civil do Estado e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). “Trouxe excelentes resultados, promovendo segurança para a população”, destaca o delegado de Polícia da Divisão de Investigação Criminal de Joinville (DIC), Murillo Batalha. Já o Chefe do Núcleo de Policiamento da 3ª Delegacia da PRF/SC, Marvio Figueiredo Loyola, destaca o Smartcity: “É uma das medidas essenciais na prevenção de crimes. Auxiliando as forças de segurança pública no combate a criminalidade e colocando a cidade de Barra Velha no caminho para se tornar cada vez mais uma cidade mais segura para os seus cidadãos”.

Durante a temporada de verão, o Centro também auxiliou no monitoramento de algumas praias de Barra Velha, aportando informações ao Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC). “O Centro de Videomonitoramento possibilita o emprego desta relevante tecnologia também para a preservação da vida. Através do videomonitoramento das praias será possível potencializar a capacidade da atuação preventiva e de resgates do serviço de guarda-vidas realizado pelo CBMSC nas praias barravelhenses”, revela o capitão comandante do CBMSC, Jonas Lemos Talaisys Comandante.

Para o prefeito em exercício, Daniel Pontes (PSD), “o centro é de extrema importância para a segurança da região. Permite o monitoramento de áreas estratégicas da cidade, auxiliando na prevenção. Com tecnologia aplicada, o centro tem contribuído significativamente para a redução dos índices de violência e para a tranquilidade da população local. É uma iniciativa que merece ser reconhecida e valorizada”.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você