26.2 C
Piçarras
quinta-feira 18 de abril de 2024


Corpo de Bombeiros Militar inicia projeto Bombeiro Mirim em Balneário Piçarras

Ouça a Matéria

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) iniciou, em Balneário Piçarras, a primeira turma do projeto Bombeiro Mirim – numa parceria com a Secretaria Municipal de Educação. Um total de 24 alunos, do 4º ano da Escola Monteiro Lobato, estão recebendo importantes lições sobre como agirem em situações emergenciais.

“Os bombeiros mirins são ensinados a lidar com situações de emergência, como ferimentos leves, queimaduras, engasgamento e parada cardiorrespiratória. Eles recebem treinamento sobre como agir corretamente em cada situação e como prestar os primeiros socorros” destacou o Cabo do CBMSC e coordenador do Programa Bombeiro Mirim em Balneário Piçarras, Germano Elias Casagrande.

“Além das atribuições técnicas, os Bombeiros Mirins também têm a oportunidade de desenvolver habilidades pessoais importantes, como trabalho em equipe, responsabilidade, noções de respeito às leis e ao meio ambiente, assim apresentando liderança”

GERMANO ELIAS CASAGRANDE

A carga horária do curso é de 12 horas, divididas em encontros semanais e uma saída de campo para o quartel do Corpo de Bombeiros Militar, em Itajaí. No segundo semestre de 2024, será a vez da Escola Professora Francisca Borba. Todas as escolas serão agraciadas em ordem definida por sorteio, com turmas de, no máximo, 30 alunos.

“Nossos alunos do curso de Bombeiros Mirins são instruídos sobre medidas de segurança em casa, na escola e comunidade. Isso inclui conhecimento sobre prevenção de incêndios, uso correto de eletricidade, prevenção de acidentes domésticos e instruções sobre como agir em caso de emergência”, reforça Germano.

O projeto teve origem em Santa Catarina na década de 90 e, desde então, tem se consolidado ao longo dos anos. “Além das atribuições técnicas, os Bombeiros Mirins também têm a oportunidade de desenvolver habilidades pessoais importantes, como trabalho em equipe, responsabilidade, noções de respeito às leis e ao meio ambiente, assim apresentando liderança”, complementa o coordenador.

Em 2024, ocorrerá a formatura da primeira turma em Balneário Piçarras. “O projeto é voltado à questão preventiva do serviço de Bombeiro Militar, adequado a faixa etária das crianças, como prevenção de incêndios, acidentes e afogamentos”, enaltece o Comandante do CBMSC de Balneário Piçarras, Rafael Manoel José, o Capitão Manoel.

O projeto vai gerar maior estreitamento das relações institucionais entre o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina e os órgãos municipais, além de fomentar o aprendizado das crianças, que podem evitar acidentes a qualquer idade. “Estamos plantando a semente e podemos formar, quem sabe, novos militares do Estado no futuro”, encerrou Germano.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você