O pré-candidato a prefeito de Penha, Tiago Marquett (PRD), alerta que golpistas estão utilizando sua foto em uma conta de WhatsApp para solicitar o depósito de valores. Ele reforça as pessoas, que porventura recebam tal mensagem, que trata-se de um golpe.
“Infelizmente essa prática tem sido recorrente em todo Brasil. Reforço que não estou fazendo qualquer pedido por empréstimo de valores. Alerto para que ninguém seja lesado”, citou.
A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) possui uma cartilha em que dá dicas para que as pessoas não caiam nesse tipo de golpe. No documento, a Polícia recomenda o ajuste da visualização da imagem da conta do WhatsApp apenas para contatos autorizados, para que fiquem atentos a mensagens de conhecidos ou familiares solicitando depósito e/ou transferências bancárias (ainda mais se for em nome de terceiros) e sempre desconfiar de contas com fotos de conhecidos, mas com números diferentes.
Em situações como está, a PCSC recomenda Registrar um Boletim de Ocorrência e denunciar ao WhatsApp através do e-mail: [email protected]. Também é possível denunciar clicando no número do golpe, clicar no campo “Dados do contato” e clicar em “denunciar”. Avisar familiares e conhecidos, no caso de detectar que estão utilizando seu nome para aplicar o golpe
A PCSC diz que é comum criminosos vincularem uma imagem de perfil da vítima, geralmente retirada do seu próprio perfil de WhatsApp ou redes sociais, a um número de telefone que não pertence a ela. Com uma conta falsa, eles se passam pela vítima e solicitam dinheiro para amigos, familiares e conhecidos.