17.2 C
Piçarras
quarta-feira 17 de julho de 2024


Manobra de Heimlich: Policiais Militares salvam recém-nascido em Blumenau

Ouça a Matéria

A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), do 10º Batalhão de Blumenau, salvou um recém-nascido de apenas 13 dias. A criança havia engasgado com leite materno e estava sem respirar por cerca de dez minutos. Com a Manobra de Heimlich, a criança foi salva.

“Uma guarnição policial foi abordada pelo pai de um bebê de apenas 13 dias, que estava engasgado com o leite materno e já estava desacordado e sem respirar há 10 minutos”, detalha nota oficial da PMSC blumenauense.

O policial militar iniciou a Manobra de Heimlich, obtendo sucesso em desobstruir as vias aéreas da criança, que voltou a respirar. O Samu foi acionado para certificação de que estava tudo bem com o recém-nascido, que foi devolvido com vida aos familiares.

A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.


Confira também
as seguintes matérias recomendads para você