A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), do 10º Batalhão de Blumenau, salvou um recém-nascido de apenas 13 dias. A criança havia engasgado com leite materno e estava sem respirar por cerca de dez minutos. Com a Manobra de Heimlich, a criança foi salva.
“Uma guarnição policial foi abordada pelo pai de um bebê de apenas 13 dias, que estava engasgado com o leite materno e já estava desacordado e sem respirar há 10 minutos”, detalha nota oficial da PMSC blumenauense.
O policial militar iniciou a Manobra de Heimlich, obtendo sucesso em desobstruir as vias aéreas da criança, que voltou a respirar. O Samu foi acionado para certificação de que estava tudo bem com o recém-nascido, que foi devolvido com vida aos familiares.
A manobra de Heimlich (tração abdominal) é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores por corpo estranho, tipicamente alimentos ou brinquedos. Se necessário, pode-se utilizar também compressões torácicas e percussão nas costas.