26.1 C
Piçarras
quinta-feira 29 de fevereiro de 2024


Videomonitoramento na praia de Barra Velha será reforçado durante o carnaval

Ouça a Matéria

Durante o período de carnaval, o projeto de videomonitoramento na Praia Central de Barra Velha ganhará um reforço: um guarda-vidas vai diariamente no Centro de Controle Regional de Videomonitoramento. O projeto piloto foi criado nesta temporada e possui duas câmeras fixas e outra com tecnologia para girar 360° e zoom com alcance de quase um quilômetro.

‘A atuação presencial dos guarda-vidas no Centro Regional objetiva aumentar a segurança dos banhistas no período festivo do Carnaval, apoiando diretamente os guarda-vidas que estarão de serviço na praia Central”, detalha o coordenador do local, Everson Brandão. Uma base com rádio fixo será instalada no local, possibilitando comunicação direta e ágil entre os guarda-vidas que estarão Posto 01.

“Onde um guarda-vidas, presencialmente na Central de Videomonitoramento, será capaz de monitorar uma extensa faixa litorânea, potencializando a prevenção aos afogamentos.”

JONAS TALAISYS

Com o apoio das câmeras de aproximação com zoom de até 1 km, os guarda-vidas do videomonitoramento podem identificar banhistas em situação de risco, emergências na faixa de areia, prestar apoio para localização de criança perdida, embarcações na área de banhistas, entre outros.

O comandante da 3ª Companhia de Bombeiros Militar em Barra Velha, Capitão Jonas Talaisys, destaca que “este teste, que será realizado agora no Carnaval, tem por objetivo nos proporcionar experiência para o serviço que pretendemos oferecer à população quando houver a estrutura instalada nas demais praias. Onde um guarda-vidas, presencialmente na Central de Videomonitoramento, será capaz de monitorar uma extensa faixa litorânea, potencializando a prevenção aos afogamentos.”

Projeto Piloto iniciou no dia 22 de dezembro, numa parceria entre Prefeitura e Corpo de Bombeiros Militares (CBMSC). “A colaboração entre as duas instituições fortalece as ações preventivas, segurança dos banhistas e uma resposta mais rápida em caso de ocorrências”, ressalta o prefeito interino, Daniel Pontes da Cunha. Sem ônus para o município, a intenção é de expandir o serviço para as demais praias de Barra Velha.

REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
REDAÇÃO, JORNAL DO COMÉRCIO
Desde 1989 informando a comunidade. Edição impressa semanal sempre aos sábados.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você