Mais de 1 mil alunos do 5º ano de cinco escolas municipais de Navegantes estão recebendo, nesta semana, a Operação Alerta Vermelho. Promovida pelo Corpo de Bombeiros Militar, a iniciativa leva ações educativas sobre prevenção a incêndios, em alusão ao Dia Nacional do Bombeiro, celebrado na quarta-feira, 2.
As atividades acontecem até o dia 4 de julho nas escolas atendidas, que são Maria Ivone Muller dos Santos (bairro São Paulo), Rosa Maria Xavier de Araújo (Meia Praia), Maria de Lourdes Couto Cabral (Nossa Senhora das Graças), Neusa Maria Rebello Vieira (Centro) e Maria Hostim da Costa (Machados).
Os objetivos tratados relacionam-se à prevenção de incêndios em residências, orientando as crianças a não brincarem com materiais perigosos, como isqueiros, fósforos, velas, entre outros; a como solicitar ajuda ao Corpo de Bombeiros; e também a verificar as condições de segurança de suas casas, como mangueiras de gás instaladas em locais inadequados ou fora do prazo de validade.
Vários outros temas são abordados com os alunos, possibilitando momentos de interação e compartilhamento de conhecimento.
Para ampliar o alcance das informações, os estudantes recebem um formulário digital com perguntas sobre segurança contra incêndios, elaborado com base no Home Fire Inspections, da National Fire Protection Association (NFPA). O material deve ser preenchido em conjunto com os pais ou responsáveis, estimulando a participação familiar e a avaliação das condições de segurança das residências.
A iniciativa atende ao Decreto Federal nº 35.309, de 2 de abril de 1954, que instituiu a Semana de Prevenção Contra Incêndios, e consiste em palestras educativas voltadas a alunos do 5º ano de escolas públicas municipais.