O Instituto do Meio Ambiente de Balneário Piçarras (IMP) reforça que o horário do serviço de coleta seletiva mudou: agora, ocorre somente no período da manhã, das 5h às 12h. Relatórios do programa apontam que 20 toneladas de recicláveis são recolhidas mensalmente.
O caminhão passa por todos os bairros da cidade: Nossa Senhora da Paz e Santo Antônio (às segundas-feiras), Centro e Bela Vista (às terças-feiras), Nossa Senhora da Conceição (às quartas-feiras), Itacolomi (às quintas-feiras) e interior (às sextas-feiras). Para facilitar a coleta, o IMP solicita que o lixo reciclável seja acondicionado em sacos da cor azul.
A coleta ocorre por meio do recolhimento porta-a-porta e da distribuição dos resíduos realizada pelos moradores nos Ecopontos, espalhados pelo município. O caminhão da coleta seletiva atua em todo o município para recolher os resíduos recicláveis da população, que recebem a destinação adequada em uma cooperativa de reciclagem.
A coleta seletiva integra as ações do Projeto Recicla Aí, aprovado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) para receber R$ 2,7 milhões do Governo Federal. O projeto Recicla Aí foi considerado o melhor do Brasil no edital de Gestão de Resíduos do MMA), no ano de 2019.
Com o valor, para implantação da proposta em torno das atividades de gestão sustentável de resíduos sólidos do município, o IMP adquiriu 17 Ecopontos, 166 lixeiras públicas, um caminhão para recolhimento de resíduos recicláveis e orgânicos, um caminhão caçamba, uma picape 4×4, um trator e um triturador de galhos. A implantação de uma Central de Compostagem está em desenvolvimento.