Alunos do Centro Educacional Crandon, de Balneário Piçarras, coletaram mais de meia toneladas de materiais recicláveis. O recolhimento é resultante de um trabalho desenvolvido com turmas da educação infantil e ensino fundamental (1º ao 5º ano) na disciplina de Educação Ambiental, durante a Semana do Meio Ambiente. O resultado positivo da campanha fez a unidade ampliar o trabalho até final do ano.
“O Projeto iniciou na disciplina de Educação Ambiental, mas todos os professores da educação infantil e fundamental participaram. O tema trabalhado no bimestre foi ‘Afinal o que é lixo?’. A gincana quem arrecada mais material reciclável foi devido a comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente, sendo parte do projeto”, detalhou a professora de Educação Ambiental, Priscila de Souza Iglesias. A turma que mais arrecadou foi premiada com uma tarde divertida.
“Houve bastante engajamento, os alunos e familiares se envolveram com o tema e de certa forma aprenderam na prática a coleta seletiva”
PRISCILA DE SOUZA IGLESIAS
A temática abordada foi a da Reciclagem, buscando sensibilizar estudantes e famílias sobre a separação correta dos resíduos. “O objetivo do bimestre foi promover a conscientização ambiental, fazendo com que cada família separasse em casa o lixo reciclável, em vez de destiná-lo de forma muitas vezes incorreta. Houve bastante engajamento, os alunos e familiares se envolveram com o tema e de certa forma aprenderam na prática a coleta seletiva”, analisa a professora.
A educadora ambiental reforça que é preciso que reavaliemos nossos hábitos para que o meio ambiente seja menos agredido com os rejeitos finais. “A Educação Ambiental é uma importante ferramenta para a preservação do meio ambiente, pois através dela é possível propor o consumo consciente, ensinar hábitos de redução, reuso, reciclagem e descarte correto de materiais consumidos em casa e na escola”, pontua.
“Devido ao sucesso da primeira gincana pois, foram 621,825 quilos de materiais arrecadados, a escola irá continuar recebendo materiais recicláveis (plásticos, metais e lixo eletrônico) toda as segundas e quintas-feiras e ao final do ano será realizado uma nova premiação”, confirmou a direção da escola. “A produção excessiva de lixo dentro do ambiente escolar e fora são constantes, portanto, a arrecadação continuará de forma gradual a fim de incentivar a coleta seletiva”, encerra Priscila.





