A Prefeitura de Barra Velha inaugurou na tarde desta terça-feira, 18, sua Central de Videomonitoramento – que atuará como Centro de Controle Regional em apoio aos Órgãos de Segurança Pública e ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). Um total de 176 câmeras estão interligadas ao sistema municipal, que será ampliado gradualmente com mais câmeras de reconhecimento ótico de caracteres (OCR), criando um cerco digital contra a criminalidade.
“A nossa responsabilidade é muito grande e a nossa central de monitoramento vem para preencher essa lacuna na segurança pública. Quando a gente fala em segurança pública e gente coloca a nossa vida em risco, coloca a da nossa família em risco. Segurança pode ser um dever do estado, mas é uma responsabilidade de todos nós, em união”, afirma o prefeito da cidade, Douglas Elias da Costa (PL).
“Não se faz segurança pública sozinho. É com a colaboração de todos os entes da sociedade civil que se consegue alcançar algum resultado”
PROCÓPIO NETO, DELEGADO
A Central de Videomonitoramento foi construída ao lado do Fórum de Barra Velha, com investimentos na ordem de R$ 320 mil, contando com uma equipe de seis profissionais – que irão atuar em escala de trabalho no regime 12h/36h. “Não se faz segurança pública sozinho. É com a colaboração de todos os entes da sociedade civil que se consegue alcançar algum resultado”, reforça o delegado local, Procópio Batista da Silveira Neto.
“O Centro de Controle Regional é um projeto que nasceu há dois anos e dia após dia vem ganhando forma e respaldo das autoridades estaduais. A inauguração de hoje representa ganhos diretos na segurança pública de Barra Velha, uma vez que todo o sistema está interligado com as forças de segurança do estado e será um braço do Ministério Público. Mais uma ação prevista em nosso Plano de Segurança Pública Municipal”, pontua o responsável pelo setor, Everson Brandão.
A presidente da 42ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil/Santa Catarina (OAB-SC), de Balneário Piçarras, Emmanuelle de Souza Teixeira Costa, discursou no ato inaugural do espaço. Ela reforçou o trabalho institucional na busca pela garantia dos direitos e pela paz, definindo a Central como “um marco singular na história de Barra Velha” e que “essa central será efetiva no combate às vítimas”.
Nos meses de maio e agosto, a Prefeitura de Barra Velha vai lançar dois processos licitatórios para aquisição de mais câmeras OCR´s – essenciais para o reconhecimento de caracteres e faces de suspeitos. “Essas são as mais importantes, pois criam um banco de dados e um cerco digital contra a criminalidade”, comenta o policial rodoviário federal, Alexandre Saraiva.
Das 176 câmeras, 106 estão em unidades de ensino e outras 36 em pontos estratégicos da cidade. A criação da Central de Videomonitoramento conta com o apoio de empresários locais, como a Rôgga Empreendimentos, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Barra Velha (CDL) e as cooperativas de crédito que atuam na cidade.