O Pronto Atendimento – PA 24h de Barra Velha apresentou nesta terça-feira, 8, os resultados obtidos no mais recente Relatório de Atendimentos do período. No documento, destacam-se índices da qualidade como a redução na taxa de desistências, um reflexo do trabalho feito nos últimos meses pela administração municipal.
A enfermeira e atual coordenadora do PA, Marcela Carrara, comenta sobre a relevância dos dados apontados. “Expor estes dados para a comunidade é importante para que todos tomem conhecimento sobre os avanços alcançados, apesar dos muitos desafios que ainda estão pela frente”.
Em junho, foram atendidas 7.449 pessoas no local. Entre estas, as queixas mais comuns referem-se a relatos de febre e dor (28%), sintomas respiratórios (24%), problemas gastrointestinais (18%), traumas e lesões (16%).
Outro indicador importante é a taxa de desistências observada. No espaço de tempo analisado foram registradas 754 evasões. O valor corresponde a 10,12% do volume total de atendimentos. Apesar dessa porcentagem elevada, na comparação semana a semana, o índice caiu consideravelmente, passando de 13, 46% entre os dias 01/06 a 07/06 para 3,63% nos dias 21/06 a 28/06.
Segundo o médico Raony Mendes Araujo, novo responsável técnico pelo PA, a redução na taxa de desistências está relacionada a melhorias feitas no fluxo de atenção aos pacientes, como a diminuição no tempo gasto entre a triagem e a consulta. “Seguimos o Protocolo Catarinense de Acolhimento com Classificação de Risco, e hoje, na maior parte das vezes, conseguimos atender as demandas antes do prazo determinado pelo protocolo”.
A secretária de saúde, Lilian Ramos Gervasi, fala sobre os próximos passos após a conclusão do relatório. “A partir do acolhimento destas análises, a Secretaria de Saúde pretende traçar estratégias para seguir melhorando a vida do cidadão barravelhense”.