17.8 C
Piçarras
sábado 25 de maio de 2024


Nova sede traz economia e agilidade às atividades

Ouça a Matéria


Itajaí – Os vereadores de Itajaí já estão de casa nova. No dia 30 de agosto aconteceu a inauguração da nova sede do Poder Legislativo de Itajaí com a presença de diversas autoridades municipais e estaduais, inclusive a do governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira. Segundo os vereadores, a inauguração oficializou a entrega de um projeto inovador e com condições de conquistar a certificação de qualidade no atendimento ao público.


De acordo com a presidente da Câmara, a vereadora Maria Juçara Pamplona (PP), além da economia nas despesas com o aluguel a nova sede começa a proporcionar um novo ritmo de trabalho para os vereadores. “Antes os vereadores não tinham o costume de ficar no legislativo já que não tinham como atender a comunidade. Hoje, com sala própria, cada vereador poderá trabalhar melhor e mostrar mais transparência no seu mandato”, destaca a presidente da casa.


Segundo Maria Juçara, a nova estrutura também trará uma mudança cultural ao longo do tempo. “A comunidade aos poucos vai se acostumar a vir ao legislativo para acompanhar o trabalho dos vereadores e com isso trará a Câmara para mais perto da comunidade”, avalia a vereadora.



Estrutura



Para garantir mais comodidade aos trabalhos no legislativo, a estrutura do prédio – localizado em cima das lojas Colombo, no centro de Itajaí, comporta um amplo plenário, 20 gabinetes individuais, 1 gabinete da presidência, chefia de gabinete, sala de reuniões e uma sala para a assessoria de comunicação social. Segundo a presidente da Câmara, já neste mês começa a ser organizado o arquivo da Câmara, que deverá estar aberto para consulta pública já neste semestre. “E para o ano que vem, a nossa intenção é também disponibilizar esse arquivo virtualmente pela internet, dando mais transparência ao legislativo”, destaca Maria Juçara.


Além do melhor acesso à sede do Legislativo e aos arquivos de leis e projetos, a presidência da Câmara iniciou neste semestre as atividades com as sessões externas. Ao todo foram seis sessões realizadas em diversas localidades do município, uma experiência positiva para os vereadores. “As sessões externas trouxeram um retorno fantástico, tanto para os vereadores quanto para as comunidades. Tanto é que já estamos pensando em realizar outras sessões ainda este ano. O ideal seria que pelo menos 1 sessão externa fosse feita cada mês, dando a oportunidade aos vereadores de saber o que realmente aquela comunidade necessita”, analisa a presidente.



Planos



Mesmo com a boa estrutura conseguida com a nova sede, a presidência da Câmara não descarta a idéia de construir a sede definitiva do Legislativo itajaiense. Segundo Maria Juçara, já na próxima semana começa a ser elaborado o projeto da nova Câmara, que a princípio, será construída no terreno ao lado do Fórum de Itajaí. “Vou tentar iniciar a construção da sede definitiva ainda neste mandato. E tenho certeza que estas conquistas já adquiridas só foram possíveis pelo grande apoio de toda a mesa diretora da Câmara, que dá sustentação para o meu trabalho”, declara a presidente.


Para a construção da sede definitiva, a Câmara já tem definidos no orçamento para este ano o montante de R$ 500 mil, e para o ano que vem cerca de R$ 1 milhão. “Seria um sonho entregar esta obra à comunidade nesta gestão”, comenta a vereadora. O outro sonho, ainda contido, vai além de seus trabalhos na Câmara. “Vou ser candidata a alguma coisa. Sinto que estou pronta para alçar vôos mais altos. Se o partido achar que devo participar de uma chapa para a Prefeitura, estarei pronta”, afirmou Maria Juçara.


Em seu segundo mandato consecutivo, Maria Juçara Pamplona, 39 anos, se diz preparada para ir mais longe. A vereadora já foi também gerente regional do Ipesc e assessora parlamentar do então deputado Jandir Bellini.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você