17.1 C
Piçarras
domingo 14 de julho de 2024


Takata-Petri lança pedra fundamental nesta terça

Ouça a Matéria


A próxima terça-feira vem sendo encarada pela comunidade local como um dia histórico para o município. A empresa Takata-Petri, uma das líderes mundiais na produção de cintos de segurança, volantes e air-bags, lança a pedra fundamental de sua mais recente unidade no Brasil. A solenidade, que contará com a presença do presidente mundial da corporação, Juichiro Takada, deverá ser prestigiada pelo governador Luiz Henrique da Silveira e pelo presidente da Assembléia Legislativa, Volnei Morastoni. O evento acontece às 11h, às margens da BR-101, próximo ao acesso principal à cidade.


A empresa japonesa irá investir US$ 15 milhões na nova fábrica e irá gerar, inicialmente, 100 postos de trabalho. A previsão é de que a mais moderna unidade da empresa e uma das maiores do mundo no segmento seja inaugurada ainda no primeiro semestre de 2004. Inicialmente, irá produzir cadarços para cintos de segurança para atender a indústria nacional e países da América Latina.


A Takata é uma empresa com filiais na América, Europa e Ásia. A produção de cintos de segurança começou em 1960 e a de air-bags, em 1988. Nos Estados Unidos, as fábricas estão localizadas em Michigan, Geórgia, Mississippi, Carolina do Norte, Carolina do Sul e Washington. No México, são nove unidades fabris e duas no Brasil ? em Mateus Lima, Minas Gerais, e Jundiaí, São Paulo.


O Governo Municipal vê o empreendimento com bastante otimismo. Para ganhar a preferência dos diretores, Piçarras travou uma campanha sigilosa, passando para trás municípios com tradição industrial, como Blumenau e Brusque. Entre os fatores que pesaram a favor da cidade, a rodovia duplicada e a proximidade aos portos de Itajaí e São Francisco e ao Aeroporto de Navegantes.



Resultados



Para o prefeito Umberto Teixeira, a instalação da empresa deve deflagrar um efeito em cadeia na economia local. “Além de empresas que venham dar suporte à fábrica da Takata, todo o comércio será beneficiado também”, observa. “Reconhecemos a importância desse investimento e demos total apoio à instalação da empresa”, conta. No protocolo de intenções firmado com a empresa, o Governo Municipal se comprometeu a realizar a obra de terraplenagem no terreno de 250 mil m².


Confira também
as seguintes matérias recomendads para você