20.4 C
Piçarras
quinta-feira 23 de maio de 2024


CDL Balneário Piçarras: lançamento do programa “Educa + Empreender e Desenvolver” é hoje

O projeto gratuito consiste em ministrar conteúdos relacionados ao empreendedorismo, principalmente às necessidades básicas do pequeno empreendedor

woman sitting happily working with a smartphone in a coffee shop and notebook.
Ouça a Matéria

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Balneário Piçarras (CDL) realiza hoje, dia 16, às 18h30 na Câmara de Vereadores, a cerimônia de lançamento do projeto social gratuito de empreendedorismo, o “Educa + Empreender e Desenvolver”. No ato, o projeto será detalhado e marcará o início das inscrições voltadas a dois públicos: quem já empreende e quem busca apoio para ingressar no mundo dos negócios.

INSCREVA-SE NA PRIMEIRA TURMA

“Este projeto atenderá principalmente micro e pequenos empreendedores, empreendedores individuais, associados ou não a CDL, e adolescentes cursando última série do ensino médio, EJA e períodos finais de cursos superior e técnico das áreas afins ao empreendedorismo, no município”, detalha a diretora da CDL e coordenadora do projeto, Letícia Fleith. Serão quatro turmas para cada um dos dois públicos, com no máximo 35 alunos.


O projeto consiste em ministrar conteúdos relacionados ao empreendedorismo, principalmente às necessidades básicas do pequeno empreendedor, como por exemplo, a documentação necessária para funcionar legalmente, relacionamento com clientes, utilização de sistemas de controle e tecnologias, recursos humanos, finanças e relações humanas. “Uma grade curricular rica e com palestrantes que conhecem a realidade piçarrense”, cita Letícia.

“Uma grade curricular rica e com palestrantes que conhecem a realidade piçarrense”

LETÍCIA FLEITH

Os conteúdos estão divididos em módulos: Educa, Engaja e Empreende (direcionado a quem já tem empresa formalizada ou pretende abrir ou formalizar) e Educa, Treina e Qualifica (direcionado aos que já estão ou pretendem ingressar no mercado de trabalho como mão de obra qualificada). Cada módulo terá quatro aulas presenciais, totalizando 16 horas por módulo. “O projeto pretende desenvolver atitudes empreendedoras”, reforça Letícia.

O projeto é subsidiado pelo Fundo Social do Sicoob, com uma cota de R$ 15 mil. Ele foi apresentado à instituição bancária diante da CDL ter “identificado que alguns empreendimentos carecem de apoio técnico profissional, suporte tecnológico, uma melhor qualificação de mão de obra entre outras dificuldades relacionadas a manter o “negócio” em atividade. A CDL Balneário Piçarras entende que a cada empreendimento ou profissional, formalizado e capacitado, pode aumentar a capacidade de desenvolvimento e organização de um negócio, gerando emprego, renda e agregando a economia local”, finaliza Letícia.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você