23.2 C
Piçarras
sexta-feira 9 de maio de 2025


Luiz Alves conquista selo de Indicação Geográfica para bananas cultivadas no município

Ouça a Matéria

A Prefeitura de Luiz Alves e os produtores da Associação dos Bananicultores de Luiz Alves (ABLA) celebram uma grande conquista: o registro de Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem (DO), da banana cultivada no município – concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). A partir de agora, os produtores poderão ostentar o selo de Banana de Luiz Alves.

“É com grande alegria que recebemos mais esse selo de Identificação Geográfica. Em 2024, já conquistamos também a IG da nossa cachaça. A Indicação Geográfica reconhece o trabalho e a organização dos nossos produtores e empresários, que ao longo dos anos tornaram Luiz Alves referência nesses dois segmentos. Além disso, essa conquista garante aos consumidores a certeza de estar adquirindo um produto genuinamente luizalvense, com qualidade e tradição”, celebra o prefeito, Marcos Pedro Weber.

“A Indicação Geográfica reconhece o trabalho e a organização dos nossos produtores e empresários, que ao longo dos anos tornaram Luiz Alves referência nesses dois segmentos”

A Indicação Geográfica (IG) é uma certificação que atribui a um produto ou serviço a origem em uma localidade específica, quando essa origem está associada a características, reputação ou qualidade exclusivas do lugar.

Para o presidente da Associação de Bananicultores de Luiz Alves (Abla), Bertolino Vilvert, “em primeiro lugar, o selo vai representar a identidade da banana de Luiz Alves como um patrimônio do município e dos produtores. Com o selo do IG, a fruta passa a ser reconhecida em todos os mercados, seja nacional ou no mercado estrangeiro, como sendo o produto exclusivo do município de Luiz Alves, mesmo sendo vendida ao lado de outras bananas de outras regiões. Também com o uso do selo na fruta representará mais segurança ao consumidor em adquiri-la, pois toda banana com selo terá a garantia de que foi produzida dentro dos padrões de qualidade, porque só poderá utilizar o selo em suas frutas os produtores que cumprir todas as normas de produção exigidas pelos órgãos fiscalizadores, consequentemente abrindo novos mercados trazendo assim mais resultados financeiros para os produtores e também para o município. Depois que a banana de Luiz Alves ficar mais conhecida do que já é, irá atrair olhares de turistas que irão querer conhecer a nossa atividade e comprar produtos derivados da fruta, alavancando ainda mais a economia do nosso município”.

“A Indicação Geográfica reconhece o trabalho e a organização dos nossos produtores e empresários, que ao longo dos anos tornaram Luiz Alves referência nesses dois segmentos”

A produção beneficia várias famílias rurais – Foto, Felipe Franco / JC

Luiz Alves se destaca como o maior exportador de bananas do Brasil e o segundo maior produtor nacional da fruta. A produção beneficia várias famílias rurais, que são favorecidas por um ambiente único, com um clima e relevo inigualáveis, além das tradições e saberes locais. A área abrangida pela Indicação Geográfica cobre os 260,08 quilômetros quadrados do município.

O projeto intitulado “Construção dos processos de pedido das IGs banana de Luiz Alves e cachaça e aguardente de Luiz Alves” iniciou em 2019, liderado pelo Sebrae e Prefeitura de Luiz Alves. Em 2022, o pedido foi oficializado ao INPI.

CACHAÇA E AGUARDENTE DE LUIZ ALVES
Em agosto, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) o reconhecimento da Indicação Geográfica (IG), na espécie Denominação de Origem (DO), para o município de Luiz Alves, produtor de cachaça e aguardente. Com a conquista, fruto de um trabalhado técnico iniciado em 2019, os produtores luizalvenses poderão ostentar o selo de Cachaça e Aguardente de Luiz Alves.

O nome Luiz Alves já dá sobrenome ao produto típico e tradicional de qualidade produtor luizalvense. O selo é justamente a busca pela maior valorização. “Tenho certeza de que a partir de agora é mais uma grande virada de chave que vai fortalecer ainda mais o setor, impulsionando Luiz Alves num cenário turístico para toda a região. Nosso coração hoje transborda de alegria, foi um trabalho realizado por muito tempo”, acrescentou Marcos Pedro.

A cidade já ostenta o título estadual, por força de Lei, ‘Capital Catarinense da Cachaça – Terra da Cachaça’. Para o presidente da Associação dos Produtores de Cachaça Artesanal de Luiz Alves (APCALA), Gabriel Spézia – que é da quarta geração de sua família a produzir cachaça, aguardente e licores – o reconhecimento na Indicação Geográfica  na espécie Denominação de Origem vai auxiliar o consumidor a identificar a qualidade da produção de Luiz Alves.

“Com certeza, isso é uma conquista muito importante para nós produtores de cachaça de Luiz Alves. Vai garantir que o consumidor final consiga diferenciar o que é realmente um produto feito de Luiz Alves – já que hoje temos muita gente falsificando, usando o nosso nome que foi conquistado ao longo dos anos, e usando para fazer vendas de algo que não é nosso”, opinou.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você