Em três meses de desenvolvimento do projeto educacional de tecnologia Inventura, os alunos da Escola São Brás, no interior de Balneário Piçarras, já apresentaram seus primeiros projetos. No final da segunda quinzena de agostos, doze trabalhos envolvendo programação e robótica foram expostos na própria escola.
“Os alunos têm um grande interesse em realizar as atividades do projeto e buscar novos conhecimentos. Além disso, houve uma aproximação maior entre o professor e os alunos”, explica a diretora do São Brás, Raquel Bueno de Novais. Todos os trabalhos envolvem conceitos e prática de programação com arduinos – até integração com aplicativos para celulares.
Para a realização das aulas o projeto utiliza a metodologia do Faça Você Mesmo. “Esse método de ensino faz do aluno um protagonista de seu próprio aprendizado e prepara ele para compreender a constante mudança em que vivemos”, explica a assessora pedagógica da Secretaria de Educação, Albertina Schmitt Bonato.
Os estudantes contam com duas apostilas da Positivo preparadas para o ensino de programação e do pensamento computacional com 24 atividades em cada uma. Eles também receberam um kit de programação, com Hardware BBC para o aprendizado prático da programação.
O projeto Inventura está sendo aplicado desde o início de maio com os alunos do 6º ano da Escola de São Brás, no turno regular. Ao todo são 32 alunos participando das aulas que propõe ensinar programação dos níveis mais básicos até os níveis avançados. Para receber o curso, o município teve de passar por um processo seletivo da Editora Positivo, que escolheu a cidade teste.
Foto por: Divulgação