28.4 C
Piçarras
sexta-feira 23 de fevereiro de 2024


Educação utiliza da tecnologia para manter lições em casa

Ouça a Matéria

As escolas da rede municipal de ensino de Balneário Piçarras iniciaram as aulas remotas como medida de combate e prevenção ao coronavírus (Covid-19). Em parceria com o Google For Education, os estudantes já podem interagir em tempo real com os professores, além de receber e enviar trabalhos e atividades. Alguns trabalhos já estão disponíveis na plataforma, mas a Secretaria de Educação informa que as próximas duas semanas serão de adaptação ao novo sistema – processo que é novidade tanto para alunos, pais e professores.

Para acessar a plataforma, cada aluno e cada professor receberam um e-mail personalizado disponibilizado pela Secretaria de Educação. Ao acessar a ferramenta com o e-mail fornecido, os alunos poderão interagir com o professor e outros alunos, receber e enviar trabalhos e atividades de aula, além de participarem das aulas remotas. “Diferente do formato do ensino a distância, as aulas remotas utilizam câmeras e microfones para que o professor e os alunos interajam em tempo real”, explica Wellington Maciel, diretor de projeto educacional da GetEdu, empresa contratada para implantação do sistema na rede de ensino.

A Secretaria de Educação também disponibilizou um site com informações para os alunos com dificuldade de usar a plataforma. No site os alunos encontram informações de como fazer o primeiro acesso à conta, como utilizar as ferramentas oferecidas e como recuperar a senha caso tenha perdido. As instruções podem ser acessadas através do endereço bit.ly/alunoBP. “A plataforma está disponível pronta para ser usada e os alunos e professores podem acessar suas contas e explorar as ferramentas. Algumas atividades já até foram postadas. Entretanto, as duas próximas semanas serão de adaptação dos alunos ao novo sistema”, explica a secretária de Educação, Laureci Bernardete Schneider Pereira.  Desde o dia 24 de abril, os professores estão recebendo capacitações para uso da plataforma.

Com a ferramenta já implantada, alguns professores já começaram a disponibilizar atividades para os alunos. “Ninguém imaginava, um dia, passarmos por uma situação como essa. Tivemos de nos adaptar a novas rotinas, de maneira muito rápida. Aprendemos a usar ferramentas de comunicação, que nunca havíamos usado antes”, detalha a professora do Ensino Fundamental da Escola Professora Felicidade Pinto Figueredo, Sandra Freitas – que paralelamente alimenta um canal no YouTube com lições a seus alunos.

Maria Fernanda (7 anos) e Miguel (4 anos) já estão desenvolvendo as lições transmitidas por seus professores. “É bem melhor assim, eles têm preocupação em fazer as atividades, porque algumas são avaliativas. Os professores dão toda a assistência necessária. Mesmo que saibamos que essa ainda não é a melhor forma, mas tenho certeza que emergencialmente é a forma que o município encontrou para manter a educação dos nossos filhos”, enalteceu a mãe, Aline Silva.

Para a professora Sandra, o caminho traçado por conta da pandemia de coronavírus pode cravar o começo de uma nova era na educação pública. “O interessante, é que aos poucos se descobre que o uso destas tecnologias, é o futuro. E tendem a ser amplamente utilizadas nos processos de aprendizagem, das novas gerações. Não é só agora, durante a Pandemia. Existe ainda, logicamente, uma certa dificuldade em adaptação pelos pais e alunos, quando estes não têm acesso à internet, ou, possuem dificuldades na interação com tecnologias”, acrescentou Sandra. “Porém, aos poucos, todos estão se conscientizando que o futuro que nos aguarda, exigirá de todos nós, um maior envolvimento com novos métodos de aprendizagem”, encerrou.

A Secretaria de Educação disse que “para os alunos que não possuem internet, os trabalhos estão sendo disponibilizados fisicamente nas escolas. Toda segunda-feira os professores entregam novas atividades à escola e de terça à sexta-feira os pais devem buscar. Os alunos então realizam as atividades em casa e na semana seguinte, quando o pai for novamente buscar novas atividades, já entrega as atividades realizadas pelos alunos”.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você