23.1 C
Piçarras
terça-feira 18 de junho de 2024


Treinador e atleta de Penha são convocados para seleção brasileira que disputará o Mundial Escolar de Xadrez

Maico da Costa e Marina Nara Santana da Costa (13 anos) iniciam neste sábado, 19, a participação na maior competição escolar de xadrez escolar

Ouça a Matéria

O treinador e a enxadrista de Penha, Maico da Costa e Marina Nara Santana da Costa (13 anos), foram convocados pela Confederação Brasileira de Desporte Escolar (CBDE) para formarem a seleção brasileira que irá disputar o Mundial Escolar de Xadrez – entre 19 a 27 de agosto, no Rio de Janeiro.

“Não caiu a ficha ainda, alegria e ansiedade para chegar o momento. Nunca estive em um evento deste porte, conviver com atletas do mundo todo, outras culturas. Surreal”, definiu o treinador local que coordena a modalidade no município. O Mundial tem o nome oficial de 2º ISF Gymnasiade U15 e reunirá atletas de 48 nacionalidades.

“Não caiu a ficha ainda, alegria e ansiedade para chegar o momento. Nunca estive em um evento deste porte, conviver com atletas do mundo todo, outras culturas. Surreal”

MAICO DA COSTA, TREINADOR

Maico ficará responsável por orientar seis enxadristas: Heitor Carneiro Fraga (PR), Ivan Azevedo de Vasconcelos (AM), Bernardo Frantz Levermann (RS), Clara Dias (SC), Mariana Nara (SC) e Maria Clara Soares Pysthon (PE). Todos foram convocados por conta do desempenho nas competições ao longo do último ano.

O treinador detalha que Mariana obteve o chamamento ao Mundial Escolar por conta de um “caminho que se iniciou nos Jogos Escolares de Penha, passou pela microrregional da região da AMFRI, pela etapa Estadual (Jesc 12 a 14), pelos Jogos Escolares Brasileiros, Sulamericano Escolar e agora chegou no máximo, que é o Mundial Escolar”.

“Foi um caminho longo, mas de muitas vitórias. A convocação vem para coroar todo o esforço e dedicação. Espero trazer mais uma medalha para a nossa cidade”, finaliza Mariana, que é uma das atletas locais contempladas pelo Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes de Penha (FME).

Com mais de 1400 atletas de 48 países, a Gymnasiade começa no próximo sábado, em solo carioca. A maior competição mundial do desporto escolar é uma realização da ISF, junto com a CBDE, com apoio do Governo do Estado do Rio de Janeiro, do SESC Rio, da Federação de Esportes Estudantis do Rio de Janeiro (FEERJ), da Prefeitura do Rio e do Governo Federal.

Confira também
as seguintes matérias recomendads para você