A Secretaria de Obras de Balneário Piçarras inicia nesta quarta-feira, 16, a coleta seletiva de resíduos orgânicos úmidos – serviço esse pertencente ao Projeto Recicla Aí. Os restos de alimentos deverão ser reservados potes com tampa e colocados nas lixeiras de três frações: reciclável, orgânico e rejeito.
Segundo o Governo Municipal, os “resíduos orgânicos serão retirados dos baldinhos e levados à unidade de compostagem de Balneário Piçarras, no Bairro Lagoa (área rural), onde serão transformados em composto orgânico natural”.
A coleta ocorrerá com o Caminhão Azul, da Prefeitura – das 5h às 12h: segunda-feira (Nossa Senhora da Paz e Santo Antônio), terça-feira (Centro), quarta-feira (Nossa Senhora da Conceição e Bela Vista), quinta-feira (Itacolomi) e sexta-feira (interior).
“Em Feriados não ocorrerá Coleta Seletiva, portanto o caminhão da coleta não irá passar. Assim, não coloque seu Baldinho para coleta nesses dias. A coleta nas 5 escolas municipais ocorrerá em dias específicos, em contato diretamente com cada escola”, acrescenta nota oficial da municipalidade.
A Coleta se destina somente a restos de alimentos. Os moradores não devem misturar outros rejeitos (papel higiênico, guardanapo, absorvente, fralda, bituca de cigarro, filtro de café, etc), fezes de animais e resíduos recicláveis (vidro, papel, plástico, metal, etc.) “Não colocar sacola plástica junto com o baldinho, colocar os resíduos diretamente no Baldinho”, solicita a Secretaria de Obras.
O município desenvolve ações do programa Recicla Aí por meio de R$ 2.742.500,00 de recurso federal disponibilizados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), que contemplou Balneário Piçarras com o primeiro lugar do Brasil no edital de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos. O convênio foi assinado em fevereiro de 2020 (após ser aprovado em 2019), quando começou a ser executado.
Ótimo projeto.
Dá impressãoque a dificuldade maior é conscientizar os munícipes para recolherem corretamente o material a reciclar.